UFRJ no Brics: Universidade participa de discussões sobre Ecologia e Mudanças Climáticas

Evento finaliza a programação internacional da maior missão acadêmica brasileira já realizada

Por Max Milliano Melo – Fonte: www.ufrj.br

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi uma das instituições brasileiras a apresentar perspectivas nacionais sobre questões ambientais no Congresso Científico e Educacional dos BRICS em Ecologia e Mudanças Climáticas, realizado em Sochi, na Rússia, nos dias 20 e 21/10, antecedendo a cúpula dos BRICS.

No evento, o diretor-executivo do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe), Romildo Dias Toledo Filho, participou da sessão plenária “Educação para um Futuro Sustentável – Vozes Jovens e Desafios Globais”, um dos principais destaques da programação. Já o professor do Departamento de Engenharia Industrial da Escola Politécnica, Fabio Krykhtine, apresentou uma palestra na conferência sobre Inteligência Artificial e Ciência Climática.

O Congresso também contou com a mesa-redonda bilateral Brasil-Rússia sobre ensino superior. O superintendente-geral de Relações Internacionais da UFRJ, Papa Matar Ndiaye, apresentou a universidade para representantes de instituições russas, explorando possibilidades de cooperação acadêmica.

Superintendente-geral de Relações Internacionais da UFRJ, Papa Matar Ndiaye, apresentou possibilidades de cooperação a Universidades russas | Foto: Reitoria/Divulgalção

Agendas

Desde 19/10, a comitiva acadêmico-científica da qual a UFRJ faz parte esteve em Sochi, cidade no sul da Rússia, onde visitou o Território Federal Sirius, um centro de ciência, tecnologia, inovação, educação de nível médio e cooperação internacional. O Sirius faz parte do legado das Olimpíadas de Inverno de 2014.

Antes disso, representantes das principais universidades públicas brasileiras participaram de eventos para formalizar acordos com universidades russas e do Fórum de Reitores dos Brics, que reuniu representantes das nações do bloco, antecipando a reunião de chefes de Estado. O Brics, originalmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi ampliado este ano com a inclusão de Arábia Saudita, Irã, Emirados Árabes, Etiópia e Egito.