Universidades comprometidas no enfrentamento dos desafios globais

UFRJ representou o Brasil em seminário internacional que discutiu o papel das universidades na construção de um futuro melhor

Por Victor França – Fonte: www.ufrj.br

Engajamento do ensino superior para enfrentar os desafios globais: esse foi o tema do último seminário da Conferência das Américas sobre Educação Internacional (Caei) deste ano. A UFRJ representou o Brasil no seminário, que aconteceu na última quinta-feira, 21/10. A conferência durou três dias e teve o Chile como país-sede.

Participaram do debate sobre a importância das instituições de ensino superior na construção de um futuro melhor, além da reitora Denise Pires de Carvalho, os professores Ennio Vivaldi, reitor da Universidade do Chile, e Sophie D’Amours, reitora da Universidade Laval (Canadá). O seminário foi mediado por David Julien, diretor executivo da Organização Interamericana Universitária (OUI-IOHE), entidade que organiza a conferência.

Encontro foi realizado de forma virtual | Foto: Reprodução

Na oportunidade, Denise apresentou a versão inglesa do vídeo da campanha publicitária “Você está conosco? #eudefendoaufrj”, produzida pela Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) e disponível no canal da UFRJ no YouTube nas versões em português e inglês. A peça audiovisual reforça que a pandemia deixou ainda mais evidente a importância da ciência e das universidades públicas para os brasileiros e que a excelência da UFRJ vem de longa data e se reflete nas mais diversas áreas do conhecimento. Assista:

Você está conosco? #eudefendoaufrj | Vídeo: Coordcom/UFRJ

A reitora da Universidade destacou que as universidades públicas estão na linha de frente da resposta brasileira à pandemia de covid-19. Perante pesquisadores de diversas partes do mundo, relatou, ainda, alguns dos diversos feitos da instituição, como os mais de 50 mil testes RT-PCR para SarsCov-2 realizados no Centro de Triagem e Diagnóstico para Covid-19 (CTD/UFRJ) e o desenvolvimento da UFRJvac, a vacina da Universidade contra a covid-19, cuja expectativa é de que testes clínicos em humanos comecem a partir de novembro deste ano. A iniciativa da instituição no plano de ações contra a covid-19 nas favelas do Alemão, Cidade de Deus, Maré, Rocinha e Santa Marta também foi lembrada.

Mulher em pé e paramentada com equipamento de proteção individual realiza teste PCR em outra mulher sentada
Foto: Rafael Galliez

Além disso, Denise apresentou o ecossistema de inovação da Universidade, como o Programa de Projetos Especiais organizado pelo Parque Tecnológico da UFRJ, que aportou até R$ 150 mil, por projeto, em iniciativas institucionais com o objetivo de fomentar a pesquisa, o desenvolvimento e a inovação (PD&I), para diálogo interdisciplinar entre as diversas áreas acadêmicas da UFRJ. Visando evidenciar a contribuição da Universidade para a superação dos desafios globais da humanidade, o programa exigiu que os projetos estivessem alinhados com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Conexão UFRJ apresentou a iniciativa em março deste ano; relembre.

Why the Park? - Parque Tecnológico da UFRJ
O Parque Tecnológico da UFRJ é um dos atores que traduzem a excelência da instituição | Foto: Parque Tecnológico/UFRJ

A conferência

A Caei é um dos fóruns mais relevantes dedicados à educação superior nas Américas. Os participantes discutem sobre a educação no mundo possibilitando a criação de alianças estratégicas entre as universidades. A edição 2021 do Caie abordou como tema central o fortalecimento à comunidade global do conhecimento. O foco foi fornecer uma compreensão da situação atual do ensino superior no continente americano, apresentar as diversas prioridades regionais, os desafios enfrentados e, o mais importante, trocar ideias sobre tendências e experiências.