Calendar

abr
8
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
abr 8@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

No segundo programa do Tecnoversas, André Lucena, professor do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe, vai contar como a adoção da economia verde em determinados setores produtivos no pós-pandemia pode acrescentar à economia brasileira R$ 2,8 trilhões e gerar dois milhões de empregos até 2030.

O Tecnoversas já está disponível no Spreaker, no Spotify, no Podchaser e no Podcast Addict.

Tecnoversas – programa quinzenal, vai ao ar às quintas-feiras

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h (inédito) e às 15h (reprise)

abr
22
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
abr 22@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

No dia 22 de abril, o terceiro programa do Tecnoversas apresenta a entrevista do Felipe Addor, diretor do NIDES, que irá abordar como a tecnologia social contribui para gerar novas tecnologias e inovações capazes de promover o desenvolvimento social do país.

Serviço

O Tecnoversas já está disponível no Spreaker, no Spotify, no Podchaser e no Podcast Addict.

Tecnoversas – programa quinzenal, vai ao ar às quintas-feiras

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h (inédito) e às 15h (reprise)

 

 

jul
8
qui
Tecnoversas CT – Segunda Temporada @www.radio.ufrj.br
jul 8@10:00 – 10:30
Tecnoversas CT - Segunda Temporada @ www.radio.ufrj.br

O Tecnoversas, o podcast que apresenta as novidades da Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides), estreia sua segunda temporada no dia 8 de julho. O programa, disponível sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict às 10 horas (inédito) e 15 horas (reprise), vai deixar o ouvinte por dentro da ciência, tecnologia e inovação que são desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ.

No programa de estreia da segunda temporada, o Tecnoversas apresenta a entrevista com Isaac Volschan, professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA) da Escola Politécnica da UFRJ, que explica como projeto “Monitoramento espaço-temporal da concentração de Sars-Cov-2 nos esgotos sanitários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro como estratégia de apoio às ações de vigilância epidemiológica da Covid-19”, conhecido como Monitora Corona, contribuiu para as ações de vigilância epidemiológica da doença no Estado.

Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas.

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h, com reprise às 15h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

jul
29
qui
Tecnologia, Extensão e Economia Solidária @https://bit.ly/youtubedoct
jul 29@14:00 – 15:30
Tecnologia, Extensão e Economia Solidária @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 29 de julho, às 14 horas, a roda de conversa sobre Tecnologia, Extensão e Economia Solidária com a coordenação do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ. O evento terá transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Nossos convidados irão falar sobre como desenvolver projetos de extensão tecnológica articulados com o campo da Economia Solidária, buscando pensar a tecnologia a partir de uma perspectiva popular e solidária, com o intuito de reduzir as desigualdades socioeconômicas, pois os resultados do trabalho devem gerar benefícios para sociedade como um todo e, não apenas, para uma parcela dela. A proposta da roda de conversa é apresentar os resultados alcançados através de projetos baseados na Economia Solidária.

O professor Henrique Cukierman, Coordenador do Laboratório de Informática e Sociedade (LabIS), explica como os bancos comunitários podem promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo, apoiando às iniciativas de economia popular como pequenos empreendimentos produtivos, prestação de serviços e comércios locais.

Já a professora Camila Laricchia, Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS/UFRJ-Macaé), irá falar sobre a experiência de projetos em assentamentos da reforma agrária, que buscam desenvolver tecnologias adequadas à realidade dos camponeses, com temas como agroecologia, saneamento ecológico, entre outros..

E, em seguida, a professora Fernanda Araújo, Diretora de Extensão do Nides, apresenta a experiência de assessoria a fábricas recuperadas por trabalhadores, que são empreendimentos que devido à falência ou à inviabilidade econômica passam a ser geridos pelos trabalhadores, em uma prática de Autogestão.

A moderação do encontro será feita por Ariel Cavalcanti, Técnico-administrativo em Educação do Nides.

ago
24
qua
Festival UFRJMar @Paraty
ago 24@17:20 – ago 26@18:20
O Festival UFRJMar completa 20 anos e, para comemorar essa data, a edição de 2022 será realizada em Paraty nos dias 24, 25 e 26 de agosto.
Considerado o maior projeto de extensão da universidade, o UFRJMar é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ e conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), com o apoio da Pró- Reitoria de Extensão (PR-5) e com a Secretaria de Educação de Paraty. A expectativa é que cerca de 2.500 alunos visitem as oficinas montadas no Colégio Estadual Engenheiro Mario Moura Brasil do Amaral (CEMBRA) e na Praia do Pontal.
A novidade dessa edição será a participação de estudantes quilombolas e o atendimento aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). As oficinas funcionam em dois horários: das 8h às 17h e das 19h e 21h (CEEJA), são abertas ao público em geral e gratuitas.
     
ago
26
sex
@Casa de Cultura de Paraty
ago 26@09:00 – 11:00
 @ Casa de Cultura de Paraty

O Festival UFRJMar encerra a sua programação com a mesa redonda “O papel da Extensão Universitária no diálogo com os territórios” no dia 26 de agosto, às 9 horas, na Casa de Cultura de Paraty. O evento contará com a participação de Walter Suemitsu, Decano do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ; Eleonora Ziller, professora da Faculdade de Letras da UFRJ e presidente da AdUFRJ entre os anos 2019 e 2021; e Gabriela Gibrail, Secretária de Educação de Paraty.

Durante o encontro os convidados irão discutir a importância da extensão universitária na promoção de ações que busquem desenvolver tecnologias, por meio de métodos participativos e de forma interdisciplinar, para promover o desenvolvimento social e contribuir com a elaboração de políticas públicas que beneficiem a sociedade. O professor Paulo Maia do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ será o moderador do evento, que é gratuito e aberto ao público.

Serviço:

Casa de Cultura de Paraty

Endereço: R. Dona Geralda, 194 – Centro Histórico – Paraty

Ingresso: Gratuito

set
29
sex
Oficina coletiva: Produção textual acadêmica @Bloco D - Sala 119
set 29@10:00 – 16:00
Oficina coletiva: Produção textual acadêmica @ Bloco D - Sala 119

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) promovem no dia 29 de setembro uma oficina coletiva sobre produção textual acadêmica. A atividade será realizada no bloco D, sala D-119 e irá conferir certificado aos participantes.

Na parte da manhã, entre 10h e 12h, o professor Gustavo Machado do Nides coordena a oficina “As diversas formas de escrita acadêmica e a disseminação do conhecimento”. E à tarde, das 13h às 16h, o Clube da Escrita do CT realiza a oficina “Produção textual do artigo científico” com os pós-graduandos Thais Sampaio e Gabriel Martins do Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada Lab-la) da Faculdade de Letras, um dos parceiros do projeto.

O evento tem como proposta ajudar os estudantes dos cursos de pós-graduação do CT na sistematização do seu texto e orientá-los sobre a escolha do tema, a definição clara de objetivos, as metodologias de pesquisa, os elementos da textuais da escrita acadêmica, entre outras etapas do projeto.

Serão oferecidas 30 vagas e os interessados devem preencher o formulário por meio do link https://bit.ly/clubedaescrita-oficinacoletiva-escritaacademica e a seleção será pela ordem de inscrição, que estará aberta até o dia 28 de setembro.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos (APG/UFRJ).