Calendar

abr
8
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
abr 8@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

No segundo programa do Tecnoversas, André Lucena, professor do Programa de Planejamento Energético (PPE) da Coppe, vai contar como a adoção da economia verde em determinados setores produtivos no pós-pandemia pode acrescentar à economia brasileira R$ 2,8 trilhões e gerar dois milhões de empregos até 2030.

O Tecnoversas já está disponível no Spreaker, no Spotify, no Podchaser e no Podcast Addict.

Tecnoversas – programa quinzenal, vai ao ar às quintas-feiras

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h (inédito) e às 15h (reprise)

abr
22
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
abr 22@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

No dia 22 de abril, o terceiro programa do Tecnoversas apresenta a entrevista do Felipe Addor, diretor do NIDES, que irá abordar como a tecnologia social contribui para gerar novas tecnologias e inovações capazes de promover o desenvolvimento social do país.

Serviço

O Tecnoversas já está disponível no Spreaker, no Spotify, no Podchaser e no Podcast Addict.

Tecnoversas – programa quinzenal, vai ao ar às quintas-feiras

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h (inédito) e às 15h (reprise)

 

 

jul
8
qui
Tecnoversas CT – Segunda Temporada @www.radio.ufrj.br
jul 8@10:00 – 10:30
Tecnoversas CT - Segunda Temporada @ www.radio.ufrj.br

O Tecnoversas, o podcast que apresenta as novidades da Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides), estreia sua segunda temporada no dia 8 de julho. O programa, disponível sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict às 10 horas (inédito) e 15 horas (reprise), vai deixar o ouvinte por dentro da ciência, tecnologia e inovação que são desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ.

No programa de estreia da segunda temporada, o Tecnoversas apresenta a entrevista com Isaac Volschan, professor do Departamento de Recursos Hídricos e Meio Ambiente (DRHIMA) da Escola Politécnica da UFRJ, que explica como projeto “Monitoramento espaço-temporal da concentração de Sars-Cov-2 nos esgotos sanitários da Região Metropolitana do Rio de Janeiro como estratégia de apoio às ações de vigilância epidemiológica da Covid-19”, conhecido como Monitora Corona, contribuiu para as ações de vigilância epidemiológica da doença no Estado.

Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas.

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h, com reprise às 15h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

out
13
qua
Impacto da pandemia da Covid-19 no tratamento do câncer de mama @https://bit.ly/youtubedoct
out 13@14:00 – 15:30
Impacto da pandemia da Covid-19 no tratamento do câncer de mama @ https://bit.ly/youtubedoct

O Impacto da pandemia da Covid-19 no tratamento do câncer de mama é o tema da roda de conversa que a Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 13 de outubro, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct no Facebook e no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct.

As convidadas serão Cecília Pereira, médica Ginescologista e Mastologista; Iris Ribeiro, Enfermeira do Instituto Nacional do Câncer (Inca); e Jane Escobar, psicóloga clínica e hospitalar com atuação em cuidados paliativos. E Riany Brites, responsável pela Seção de Promoção e Prevenção da Saúde do Trabalhador da Coordenação de Políticas em Saúde do Trabalhador da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ, fará a mediação da roda de conversa.

Durante a pandemia, por medo de contrair o Covid-19, muitas mulheres deixaram de procurar o médico e não foram diagnosticadas ou suspenderam o tratamento do câncer de mama, esta situação foi mais grave na rede pública de saúde. O evento irá discutir o quanto essa negligência afetou as pacientes da doença, principalmente, porque quando diagnosticado no início, o câncer pode ser tratado e as chances de cura são maiores.

O evento faz parte das atividades do Outubro Rosa, campanha que acontece anualmente no mundo todo para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama e o do colo do útero para a redução da mortalidade.