Calendar

abr
12
seg
Ciclo de Debate Extensão Tecnológica @https://bit.ly/youtubedoct
abr 12@14:00 – 16:00
Ciclo de Debate Extensão Tecnológica @ https://bit.ly/youtubedoct

A Coordenação de Integração Acadêmica e as Coordenações de Extensão das cinco Unidades do Centro de Tecnologia da UFRJ promovem o evento “Ciclo de Debates em Extensão Tecnológica”, com três encontros abertos a toda a comunidade do CT.

O primeiro encontro focará nos “Princípios e Experiências da Extensão Tecnológica: o Caso das Engenharias” e terá o objetivo de discutir os aspectos relevantes da Extensão Universitária voltada para a área tecnológica, especificamente para os cursos de Engenharia.

Com mediação do professor Thiago Aragão, Coordenador de Extensão do CT, e a participação da professora Ivana Bentes, Pró-Reitora de Extensão da UFRJ, do professor Álvaro Nogueira de Souza, da Universidade de Brasília (UNB), do professor Abraão Freires Saraiva Júnior, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e da professora Sandra Ruffino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o evento acontecerá no dia 12 de abril, às 14 horas, e será transmitido ao vivo pelo canal do CT no YouTube (https://bit.ly/youtubedoct).

No dia 20 de abril, serão realizadas duas Rodas de Conversa. A primeira, das 14h às 16h, abordará a prestação de serviços na Extensão Universitária e será mediada pela professora Bettina Susanne Hoffmann, Diretora Adjunta de Extensão da Escola de Química da UFRJ. Em seguida, das 16h às 18h, o professor Edilberto Strauss, Diretor Adjunto de Extensão da Escola Politécnica, coordena o debate sobre as novas DCNs e a Extensão Universitária. Os interessados em participar das Rodas de Conversa devem se inscrever previamente no link: https://bit.ly/3rIw8t1

nov
24
qua
Cais do Valongo: celebração da herança africana @https://bit.ly/youtubedoct
nov 24@14:00 – 15:30
Cais do Valongo: celebração da herança africana @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza no dia 24 de novembro, às 14 horas, a roda de conversa Cais do Valongo: celebração da herança africana. O evento faz parte das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, e terá transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do CT no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct.

Nossos convidados serão Nilcemar Nogueira, Coordenadora do Programa de Educação Patrimonial Samba na Escola; Fábio Conceição, professor de História da rede privada de ensino e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais do CEFET/RJ, Eliana Cruz, roteirista, jornalista, colunista do site UOL e autora dos livros Água de Barrela e O crime do cais do Valongo. Cecília Izidoro, professora da Escola de Enfermagem Anna Nery e membro da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ ficará responsável pela moderação do encontro.

Em 2011, durante as escavações realizadas para revitalizar a zona portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo foi descoberto e no local encontrado uma grande quantidade de artefatos originários do Congo, de Angola e Moçambique. Durante o regime escravagista que durou mais de três séculos, o Brasil recebeu perto de quatro milhões de escravos, sendo que cerca de um milhão de africanos desembarcaram no Cais do Valongo, o que o tornou o maior porto receptor de escravos do mundo.

Em 2017, o Cais do Valongo recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por ser o único vestígio material da chegada dos africanos escravizados nas Américas e um reconhecimento à inestimável contribuição da herança africana para a formação e desenvolvimento cultural, econômico e social do Brasil.

O Cais do Valongo integra o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na região portuária, ao lado do Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.