Calendar

maio
24
qua
Análise do PGD @Salão Nobre da Decania do CT
maio 24@10:00 – 11:30
Análise do PGD @ Salão Nobre da Decania do CT

A Comissão de Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 24 de maio, às 10 horas, no Salão Nobre do CT, o encontro “Análise do PGD” que terá como convidados Ana Lúcia Azevedo, Gerente de Recursos Humanos da Coppe; Agnaldo Fernandes, Técnico-administrativo em Educação; Karla Simas, Superintendente Geral de Gestão de Pessoas da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ. A mediação será feita por Raquel Piedade, Técnica-administrativa em Educação.

A proposta do evento é debater com os servidores da UFRJ as mudanças trazidas pelo Programa de Gestão e Desempenho (PGD), uma ferramenta que regulamenta o desenvolvimento das atividades baseada em planos firmados previamente com a chefia e que irá substituir o modelo de trabalho vigente para àqueles que fizerem adesão.

Regulamentado pelo Consuni em março deste ano, o PGD abre a possibilidade de teletrabalho na instituição e está em fase de elaboração de normas complementares para implantação. O evento faz parte das atividades comemorativas do Dia do Trabalhador.
Participe das atividades e tire todas suas dúvidas sobre o PGD!

ago
25
sex
Yoga no CT @sala do Bem Estar do CT
ago 25@12:15 – 13:15
Yoga no CT @ sala do Bem Estar do CT

As aulas de Yoga da Decania do CT estão em recesso de férias e irão retornar em 25 de agosto, mas em novo horário, às 12h15. A atividade é ministrada pelo prof. Marcus Alexandria e com a equipe do Projeto COMUNIDANÇA da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ e acontece sempre às sextas-feiras, na sala do Bem Estar do CT.
As inscrições são realizadas diretamente com professor no dia da aula. Quem quiser saber mais sobre o trabalho pode conferir a página @marcus.alexandria no Instagram.

set
20
qua
Setembro Amarelo: a vida é feita de diálogos @Sala G-122
set 20@14:00 – 15:30
Setembro Amarelo: a vida é feita de diálogos @ Sala G-122

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza no dia 20 de setembro, às 14 horas, o encontro “Setembro Amarelo: a vida é feita de diálogos” participando mais uma vez da campanha anual de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A atividade será realizada de forma híbrida no Bloco G – sala G-122 com transmissão ao vivo pelo Facebook/@ctufrj e pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

O encontro terá como convidados Ricardo Teixeira, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV); Otília de Souza, terapeuta especialista em Reprocessamento Generativo (TRG); e Mana Riente, psicóloga do Instituto Pulsar. A mediação será feita por Soraya Sayão, psicóloga integrante do núcleo psicossocial Acolhe Coppe/UFRJ.

A proposta do evento é discutir como o diálogo tem um papel fundamental na prevenção do suicídio. Uma conversa aberta permite às pessoas compartilharem seus pensamentos e preocupações, ajudando na identificação de alguns dos sinais de alerta, como sentimentos de desesperança, isolamento social, mudanças no comportamento. Além de oferecer apoio emocional, uma escuta sensível pode ser o primeira etapa para encaminhar alguém que está em risco de suicídio para ajuda profissional.

 

out
24
ter
Outubro Docente @Salão Nobre da Decania do CT
out 24@15:00 – 17:00
Outubro Docente @ Salão Nobre da Decania do CT

Em homenagem ao Dia do Professor, o Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a segunda edição do Outubro Docente nos dias 24, 25 e 27 deste mês. A programação, organizada pela Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT, conta com debates sobre assuntos relacionados ao cotidiano da vida acadêmica, em especial à prática docente em sala de aula. Apesar de ser pensado para o corpo docente do CT, qualquer interessado poderá participar do evento.

O encontro do Outubro Docente que acontece no dia 24 de outubro, às 15h, no Salão Nobre do CT irá abordar as novas diretrizes curriculares do ensino de Engenharia que serão implementadas em breve.

Adriana Rocha, Diretora Adjunta de Ensino e Extensão da Escola Politécnica; Andréa Salgado, Vice-diretora da Escola de Química; e Elaine G. Vazquez, Coordenadora de Graduação do CT/UFRJ que irão debater como as mudanças do novo currículo implicará na disciplina de cada professor, quais orientações que deverão ser seguidas e o que a Escola Politécnica e a Escola de Química deverão fazer para se adequar às novas diretrizes curriculares?

Venha participar e traga suas dúvidas para o debate.

 

out
25
qua
Outubro Docente @Auditório do Bloco C - Sala 208
out 25@10:00 – 12:00
Outubro Docente @ Auditório do Bloco C - Sala 208

Em homenagem ao Dia do Professor, o Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a segunda edição do Outubro Docente nos dias 24, 25 e 27 deste mês. A programação, organizada pela Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT, conta com debates sobre assuntos relacionados ao cotidiano da vida acadêmica, em especial à prática docente em sala de aula. Apesar de ser pensado para o corpo docente do CT, qualquer interessado poderá participar do evento.

No dia 25 de outubro, às 10h, no Auditório do Bloco C – Sala 208 acontece o segundo encontro do Outubro Docente com o tema a Diversidade em sala: o novo perfil dos estudantes da UFRJ e a participação de Denise Goés, Superintendente de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA/UFRJ), e Wallace Moraes, professor do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e História Comparada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e membro do Coletivo Docente Negras e Negros da UFRJ.

Criada em junho deste ano pelo Conselho Universitário, a SGAADA foi criada para implementar uma política institucional voltada para a questão da diversidade. O debate sobre a diversidade em sala de aula precisa envolver o corpo docente para discutir a realidade da vida acadêmica e construir ações conjuntas que permitam avanços frente a mudança do perfil dos estudantes da universidade

Após apresentação da SGAADA será aberta uma roda de conversa com a presença do Coletivo de Docentes Negras e Negros.

Participe desse importante debate.

PCCTAE: uma nova proposta @Salão Nobre da Decania do CT
out 25@10:00 – 11:30
PCCTAE: uma nova proposta @ Salão Nobre da Decania do CT

Para celebrar o Dia do Servidor Público, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove um debate, às 10 horas no Salão Nobre do CT, sobre a nova proposta do Plano de Carreira dos Cargos de Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE) apresentada pela Fasubra ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos durante a “2ª rodada da Mesa de Negociação Específica e Temporária da área de Educação – Cargos Administrativos dos IFES”, que aconteceu no último dia 3 de outubro em Brasília.

Ana Maria Ribeiro, Técnica em Assuntos Educacionais e ex-coordenadora do Sintufrj; Rafael dos Santos Pereira, Superintendente Geral de Pessoal da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4); Agnaldo Fernandes, Técnico-Administrativo em Educação do CT; e Esteban Roberto F. Crescente, Coordenador Geral do Sintufrj, estarão reunidos para explicarem as principais mudanças e os impactos que ocorrerão na carreira dos servidores caso a proposta seja aprovada pelo governo.

O debate da nova proposta do PCCTAE é de suma importância para todos os técnico-administrativos da universidade porque trará alterações significativas para todos os níveis da carreira. Participem!

out
27
sex
Outubro Docente @Auditório André Rebouças
out 27@12:00 – 13:30
Outubro Docente @ Auditório André Rebouças

Em homenagem ao Dia do Professor, o Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a segunda edição do Outubro Docente nos dias 24, 25 e 27 deste mês. A programação, organizada pela Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT, conta com debates sobre assuntos relacionados ao cotidiano da vida acadêmica, em especial à prática docente em sala de aula. Apesar de ser pensado para o corpo docente do CT, qualquer interessado poderá participar do evento.

O último debate do Outubro Docente acontece no dia 27, às 12h, no Auditório André Rebouças e pauta a discussão sobre o tema “(Des) motivação dos estudantes: o que fazer?”.

O retorno das aulas presenciais pós-pandemia não trouxe de volta para a vida acadêmica a dinâmica de antes. Os estudantes parecem estar desmotivados e os docentes cansados. Para debater sobre esse problema a mesa terá como convidados Edilberto Strauss, vice-diretor da Escola Politécnica/UFRJ; Richard Stephan, Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica/UFRJ; Camile Gonçalves, presidente do CAEng; e Renan Finamore, coordenador de extensão do CT/UFRJ.

Debate imprescindível para estudantes e professores. Participe!

nov
22
qua
11ª Semana da Consciência Negra do CT @Auditório Horta Barbosa
nov 22@10:00 – 16:30
11ª Semana da Consciência Negra do CT @ Auditório Horta Barbosa

A Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a 11ª Semana da Consciência Negra entre os dias 21 e 24 de novembro com uma programação que traz arte e cultura afro, além de homenagear seis mulheres negras que dedicaram suas vidas à luta pela justiça racial dentro e fora da Universidade.

No dia 22/11, no auditório Horta Barbosa, as atividades serão realizadas durante todo o dia e serão mediadas por Vanda Borges, diretora de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ. A partir das 10 horas, começam as homenagens à Ana Célia da Silva, diretora do Sintufrj na coordenação de Aposentados e Pensionistas; Nanci Rosa, coordenadora do Cinema Negro do Renascença Clube; e Noemi de Andrade, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ. Para encerrar a programação da manhã, o grupo Comunidança da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ apresentará uma coreografia criada especialmente para o evento.

A partir das 14h, as homenageadas da vez serão Cecília Izidoro, professora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ e membro da Superintendência de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA) da UFRJ; Denise Góes, superintendente da SGAADA; e Luciane Lacerda, criadora e coordenadora da campanha “21 dias de ativismo contra o racismo”, realizada no mês de março há sete anos. E a partir das 15h30, a apresentação da Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense, escola vencedora do Carnaval 2023, fecha o evento com chave de ouro.

No hall do bloco A do CT, a feira de artesanato afro com roupas, bijuterias, quadros e peças decorativas estará funcionando entre os dias 21 e 24 de novembro das 9h às 16h.

dez
4
seg
SemanArte do CT @Hall do bloco A do CT
dez 4@09:00 – dez 8@16:00
SemanArte do CT @ Hall do bloco A do CT

O final do ano está chegando e hora de você mostrar o seu talento na SemanArte do CT que irá acontecer entre os dias 4 e 8 de dezembro, das 9h às 16h, no hall do bloco A do Centro de Tecnologia da UFRJ.

A atividade é organizada pela Comissão Interna de Eventos da Decania do CT e tem como proposta abrir espaço para estudantes e funcionários mostrarem suas habilidades artísticas. O evento é aberto a todos que queiram participar.

Se você deseja cantar, dançar, declamar poesia ou gostaria de expor seus artigos de moda, artes plásticas, bijuterias ou artesanato, agende sua apresentação até o dia 4 de dezembro com a Regina Magalhães ou a Rosana Torres na sala 8 na Decania do CT.

mar
27
qua
Mulheres negras e as múltiplas faces da violência @Canal do Centro de Tecnologia no YouTube
mar 27@14:00 – 15:30
Mulheres negras e as múltiplas faces da violência @ Canal do Centro de Tecnologia no YouTube

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ em parceria com o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely de Souza Almeida (NEPP – DH/UFRJ) promovem o debate “Mulheres negras e as múltiplas faces da violência” no dia 27 de março, às 14 horas, com transmissão pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e pelo Facebook/@ufrjct.

O evento terá a participação de Adriana Santos, do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM/UFRJ); Fernanda Barros e Rosimar Borges, do NEPP – DH/UFRJ e Elisabete Nascimento, da Faculdade de Letras da UFRJ. E a Diretora de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ, Vanda Borges, ficará à frente da moderação.

A luta das mulheres pelo fim da violência e pela igualdade de direitos faz parte do  do movimento feminista e da busca por justiça social. Essa batalha aborda uma série de questões interligadas, incluindo violência doméstica, agressão sexual, assédio no local de trabalho e outras formas de violência baseada no gênero. O tema do debate chama a atenção para a dura batalha das mulheres negras, que sofrem ainda mais com a violência devido a interseção da  discriminação de gênero e racismo, colocando-as em uma posição particularmente vulnerável.