Calendar

jul
29
qui
Tecnologia, Extensão e Economia Solidária @https://bit.ly/youtubedoct
jul 29@14:00 – 15:30
Tecnologia, Extensão e Economia Solidária @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 29 de julho, às 14 horas, a roda de conversa sobre Tecnologia, Extensão e Economia Solidária com a coordenação do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ. O evento terá transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Nossos convidados irão falar sobre como desenvolver projetos de extensão tecnológica articulados com o campo da Economia Solidária, buscando pensar a tecnologia a partir de uma perspectiva popular e solidária, com o intuito de reduzir as desigualdades socioeconômicas, pois os resultados do trabalho devem gerar benefícios para sociedade como um todo e, não apenas, para uma parcela dela. A proposta da roda de conversa é apresentar os resultados alcançados através de projetos baseados na Economia Solidária.

O professor Henrique Cukierman, Coordenador do Laboratório de Informática e Sociedade (LabIS), explica como os bancos comunitários podem promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo, apoiando às iniciativas de economia popular como pequenos empreendimentos produtivos, prestação de serviços e comércios locais.

Já a professora Camila Laricchia, Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS/UFRJ-Macaé), irá falar sobre a experiência de projetos em assentamentos da reforma agrária, que buscam desenvolver tecnologias adequadas à realidade dos camponeses, com temas como agroecologia, saneamento ecológico, entre outros..

E, em seguida, a professora Fernanda Araújo, Diretora de Extensão do Nides, apresenta a experiência de assessoria a fábricas recuperadas por trabalhadores, que são empreendimentos que devido à falência ou à inviabilidade econômica passam a ser geridos pelos trabalhadores, em uma prática de Autogestão.

A moderação do encontro será feita por Ariel Cavalcanti, Técnico-administrativo em Educação do Nides.

nov
25
qui
Escrita acadêmico-científica: desafios e estratégias para a construção de uma posição autoral @https://bit.ly/youtubedoct
nov 25@14:00 – 15:30
Escrita acadêmico-científica: desafios e estratégias para a construção de uma posição autoral @ https://bit.ly/youtubedoct

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe no dia 25 de novembro, às 14 horas, Juliana Alves Assis, Doutora em Linguística e professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/Minas) para conversar sobre a Escrita acadêmico-científica: desafios e estratégias para a construção de uma posição autoral. Juliana é pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Letras da PUC/Minas, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e é uma das líderes do Núcleo de Estudos em Linguagens, Letramentos e Formação da PUC Minas/CNPq.

Nesta edição, a proposta do Clube da Escrita é entender o que é a escrita acadêmico-científica, as dificuldades que ela apresenta e como estudantes e pesquisadores podem usar a argumentação para construir um texto autoral em relação ao discurso de outros autores sobre tema investigado.

A live terá como mediador Flávio da Silva Francisco, Pesquisador visitante do PRH 3.1 – Capacitação em Processos e Sistemas da Indústria de Petróleo e de Biocombustíveis da Escola de Química da UFRJ, e terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.