Calendar

jul
29
qui
Tecnologia, Extensão e Economia Solidária @https://bit.ly/youtubedoct
jul 29@14:00 – 15:30
Tecnologia, Extensão e Economia Solidária @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 29 de julho, às 14 horas, a roda de conversa sobre Tecnologia, Extensão e Economia Solidária com a coordenação do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ. O evento terá transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Nossos convidados irão falar sobre como desenvolver projetos de extensão tecnológica articulados com o campo da Economia Solidária, buscando pensar a tecnologia a partir de uma perspectiva popular e solidária, com o intuito de reduzir as desigualdades socioeconômicas, pois os resultados do trabalho devem gerar benefícios para sociedade como um todo e, não apenas, para uma parcela dela. A proposta da roda de conversa é apresentar os resultados alcançados através de projetos baseados na Economia Solidária.

O professor Henrique Cukierman, Coordenador do Laboratório de Informática e Sociedade (LabIS), explica como os bancos comunitários podem promover o desenvolvimento de territórios de baixa renda, através do fomento à criação de redes locais de produção e consumo, apoiando às iniciativas de economia popular como pequenos empreendimentos produtivos, prestação de serviços e comércios locais.

Já a professora Camila Laricchia, Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Tecnologia Social (LITS/UFRJ-Macaé), irá falar sobre a experiência de projetos em assentamentos da reforma agrária, que buscam desenvolver tecnologias adequadas à realidade dos camponeses, com temas como agroecologia, saneamento ecológico, entre outros..

E, em seguida, a professora Fernanda Araújo, Diretora de Extensão do Nides, apresenta a experiência de assessoria a fábricas recuperadas por trabalhadores, que são empreendimentos que devido à falência ou à inviabilidade econômica passam a ser geridos pelos trabalhadores, em uma prática de Autogestão.

A moderação do encontro será feita por Ariel Cavalcanti, Técnico-administrativo em Educação do Nides.

mar
16
qua
Mulheres: Histórias e Vitórias @https://bit.ly/youtubedoct
mar 16@14:00 – 15:30
Mulheres: Histórias e Vitórias @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 16 de março, às 14 horas, a roda de conversa “Mulheres: Histórias e Vitórias” com as servidoras Ana Carvalho e Priscyla Barbosa que falam sobre os desafios de conciliar a vida pessoal com uma trajetória de destaque na UFRJ.

Ana Carvalho, servidora da UFRJ há 37 anos, atuou como técnica-administrativo durante 24 anos no Centro de Tecnologia e, desde 2010, é docente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFRJ. Hoje, além ministrar as disciplinas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, é pesquisadora e atua em projetos de extensão.

Designer do Laboratório de Produção Multimídia (LPM/PESC/COPPE) desde 2009, Priscyla Barbosa é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade (NAU) da UNIRIO e teve sua dissertação de mestrado selecionada pelo Mulheres na Ciência e Inovação, programa de capacitação a pesquisadoras das áreas STEM realizado pelo Museu do Amanhã e o do British Council em 2019, ano em que nasceu sua filha.

A mediação será realizada por Jaqueline Roriz, coordenadora de eventos da Escola Politécnica da UFRJ. A live terá transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.

ago
24
qua
Festival UFRJMar @Paraty
ago 24@17:20 – ago 26@18:20
O Festival UFRJMar completa 20 anos e, para comemorar essa data, a edição de 2022 será realizada em Paraty nos dias 24, 25 e 26 de agosto.
Considerado o maior projeto de extensão da universidade, o UFRJMar é organizado pelo Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ e conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), com o apoio da Pró- Reitoria de Extensão (PR-5) e com a Secretaria de Educação de Paraty. A expectativa é que cerca de 2.500 alunos visitem as oficinas montadas no Colégio Estadual Engenheiro Mario Moura Brasil do Amaral (CEMBRA) e na Praia do Pontal.
A novidade dessa edição será a participação de estudantes quilombolas e o atendimento aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (CEEJA). As oficinas funcionam em dois horários: das 8h às 17h e das 19h e 21h (CEEJA), são abertas ao público em geral e gratuitas.
     
ago
26
sex
@Casa de Cultura de Paraty
ago 26@09:00 – 11:00
 @ Casa de Cultura de Paraty

O Festival UFRJMar encerra a sua programação com a mesa redonda “O papel da Extensão Universitária no diálogo com os territórios” no dia 26 de agosto, às 9 horas, na Casa de Cultura de Paraty. O evento contará com a participação de Walter Suemitsu, Decano do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ; Eleonora Ziller, professora da Faculdade de Letras da UFRJ e presidente da AdUFRJ entre os anos 2019 e 2021; e Gabriela Gibrail, Secretária de Educação de Paraty.

Durante o encontro os convidados irão discutir a importância da extensão universitária na promoção de ações que busquem desenvolver tecnologias, por meio de métodos participativos e de forma interdisciplinar, para promover o desenvolvimento social e contribuir com a elaboração de políticas públicas que beneficiem a sociedade. O professor Paulo Maia do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) da UFRJ será o moderador do evento, que é gratuito e aberto ao público.

Serviço:

Casa de Cultura de Paraty

Endereço: R. Dona Geralda, 194 – Centro Histórico – Paraty

Ingresso: Gratuito

mar
29
qua
Evolução da mulher na carreira
mar 29@14:00 – 15:30
Evolução da mulher na carreira

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove o debate “Evolução da mulher na carreira” com a com a participação de Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, e de Maria Tereza Ramos, Pró-reitora de Pessoal da UFRJ, no dia 29 de março, às 14 horas. O Decano do CT, professor Walter Suemitsu, fará a abertura do evento que será transmitido ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.

Embora ainda enfrentem muitos desafios, como discriminação de gênero, estereótipos e desigualdade salarial, as mulheres ocupam cada vez mais posições de liderança em cargos executivos, gerenciais e políticos, além de estarem mais presentes na área de tecnologia, inovação e ciência. O encontro irá debater sobre a necessidade da discussão sobre a igualdade de gênero e da criação de políticas públicas que visam conscientizar sobre a importância da diversidade e a inclusão no local de trabalho para permitir que as mulheres tenham mais oportunidades de avançar em suas carreiras.

Anielle Franco é mestra em Jornalismo e Inglês pela Florida A&M University, é mestra também em Relações Étnico‑Raciais pelo CEFET/RJ. Atualmente, é doutoranda em Linguística Aplicada na UFRJ. Já Maria Tereza Ramos ocupou diversos cargos de chefia na Administração Central da universidade. E a mediação será realizada por Marisa Chaves, Assistente Social do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida da UFRJ e Integrante da Comissão de Segurança da Mulher do Cedim-RJ.

set
29
sex
Oficina coletiva: Produção textual acadêmica @Bloco D - Sala 119
set 29@10:00 – 16:00
Oficina coletiva: Produção textual acadêmica @ Bloco D - Sala 119

O Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides) promovem no dia 29 de setembro uma oficina coletiva sobre produção textual acadêmica. A atividade será realizada no bloco D, sala D-119 e irá conferir certificado aos participantes.

Na parte da manhã, entre 10h e 12h, o professor Gustavo Machado do Nides coordena a oficina “As diversas formas de escrita acadêmica e a disseminação do conhecimento”. E à tarde, das 13h às 16h, o Clube da Escrita do CT realiza a oficina “Produção textual do artigo científico” com os pós-graduandos Thais Sampaio e Gabriel Martins do Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada Lab-la) da Faculdade de Letras, um dos parceiros do projeto.

O evento tem como proposta ajudar os estudantes dos cursos de pós-graduação do CT na sistematização do seu texto e orientá-los sobre a escolha do tema, a definição clara de objetivos, as metodologias de pesquisa, os elementos da textuais da escrita acadêmica, entre outras etapas do projeto.

Serão oferecidas 30 vagas e os interessados devem preencher o formulário por meio do link https://bit.ly/clubedaescrita-oficinacoletiva-escritaacademica e a seleção será pela ordem de inscrição, que estará aberta até o dia 28 de setembro.

O Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos (APG/UFRJ).

mar
27
qua
Mulheres negras e as múltiplas faces da violência @Canal do Centro de Tecnologia no YouTube
mar 27@14:00 – 15:30
Mulheres negras e as múltiplas faces da violência @ Canal do Centro de Tecnologia no YouTube

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ em parceria com o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely de Souza Almeida (NEPP – DH/UFRJ) promovem o debate “Mulheres negras e as múltiplas faces da violência” no dia 27 de março, às 14 horas, com transmissão pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e pelo Facebook/@ufrjct.

O evento terá a participação de Adriana Santos, do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM/UFRJ); Fernanda Barros e Rosimar Borges, do NEPP – DH/UFRJ e Elisabete Nascimento, da Faculdade de Letras da UFRJ. E a Diretora de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ, Vanda Borges, ficará à frente da moderação.

A luta das mulheres pelo fim da violência e pela igualdade de direitos faz parte do  do movimento feminista e da busca por justiça social. Essa batalha aborda uma série de questões interligadas, incluindo violência doméstica, agressão sexual, assédio no local de trabalho e outras formas de violência baseada no gênero. O tema do debate chama a atenção para a dura batalha das mulheres negras, que sofrem ainda mais com a violência devido a interseção da  discriminação de gênero e racismo, colocando-as em uma posição particularmente vulnerável.