Calendar

jun
10
qui
Ciclo de Seminários NIDF @https://bit.ly/2SkQVH8
jun 10@16:00 – 17:00
Ciclo de Seminários NIDF @ https://bit.ly/2SkQVH8

O seminário “Estudo numérico-experimental para a determinação do tempo necessário para o bloqueio total do escoamento em uma válvula devido à incrustação carbonática: uma investigação preliminar” será ministrado pelo pesquisador Dr. Luiz Sica que realiza o seu pós-doutorado no Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF) da UFRJ, onde desenvolve uma ferramenta preditiva fluidodinâmica capaz de prever o tempo necessário para o bloqueio total do escoamento devido a precipitação de sais inorgânicos durante o processo de produção de petróleo.

Luiz Sica é um profissional com formação híbrida, permitindo-o desenvolver pesquisas científicas numérico-experimentais, atualmente possui oito publicações em periódicos indexados internacionais sendo duas como único autor. Foi engenheiro de pesquisa no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC), tendo recebido o prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos pelo CREA-RJ. Mestre em Ciências em Modelagem Computacional pelo LNCC e Doutor em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Sica foi pesquisador visitante na Texas A&M University no período de 08/2015 até 08/2016. Além disso, realizou pós-doutorado no Laboratório de Refrigeração, Condicionamento de Ar e Criogenia da PUC-Rio, com foco na aplicação de nanotecnologia para o aumento de performance de fluidos de trabalho operando em sistema térmicos. Sua pesquisa é focada em: mecânica do contínuo, reologia, escoamento multifásicos, escoamento em meios porosos, nanotecnologia e sistemas térmicos.

Segue o link para o chat:

Entrar na reunião Zoom
https://bit.ly/2SkQVH8

ID da reunião: 713 5561 4359
Senha de acesso: 9Mr3B7

jun
17
qui
Ciclo de Seminários NIDF @https://bit.ly/3gmpTbG - Senha de acesso: 123
jun 17@16:00 – 17:00
Ciclo de Seminários NIDF @ https://bit.ly/3gmpTbG - Senha de acesso: 123

O pesquisador Robert Jäckel é graduado em Engenharia Mecânica pela Universidad Autónoma Metropolitana de México e Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidad Autónoma de San Luis Potosí. Atualmente, é doutorando do Programa de Engenharia Mecânica da Coppe e pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica de Fluidos (NIDF) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde estuda a dissipação de estruturas coerentes em turbulência magnetohidrodinâmica. Possui publicações em periódicos indexados nas áreas de simulação numérica e experimental de fenômenos de transporte, além de materiais de mudança de fase. Jäckel desenvolveu um tubo Pitot aeronáutico resistente ao congelamento para evitar acidentes aeronáuticos, como o ocorrido no voo AF447 entre Brasil e França em 2009, o qual, no momento, está em sendo patenteado pelo escritório de patentes do México; e integra um grupo que pesquisa a concepção de caixas de transporte para vacinas contra COVID-19 com eficácia térmica elevada.

jun
24
qui
Ciclo de Seminários NIDF @https://meet.google.com/tzr-mxeq-urq
jun 24@16:00 – 17:00
Ciclo de Seminários NIDF @ https://meet.google.com/tzr-mxeq-urq

O estudo de erosão por partículas sólidas possui grande importância tecnológica e industrial, especialmente para o setor de petróleo e gás natural. A colisão de partículas com a superfície gera remoção de material e pode ocasionar falhas em medidores e equipamentos, diminuindo sua vida útil e aumentando os riscos de acidente. No entanto, o fenômeno erosivo é extremamente complexo de ser modelado devido ao número de variáveis que exercem influência no processo de desgaste. Grande parte dos modelos de dano existentes foram calibrados para o caso de jato impingente, porém pouco se sabe sobre a predição de erosão em geometrias mais complexas e em condições fora de suas faixas de validação.

O trabalho apresentado neste seminário tem como objetivo avaliar a aplicabilidade de tais modelos de erosão a uma outra geometria: uma junta do tipo “T” de seção quadrada.  Serão mencionadas as metodologias experimentais e computacionais utilizadas na quantificação do fenômeno erosivo, as técnicas de caracterização do escoamento e os resultados encontrados.

Felipe Reis é engenheiro mecânico graduado cum laude pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na University of Bristol, e é Mestre em Engenharia Mecânica pela COPPE/UFRJ. Com formação profissional híbrida, Reis já atuou no ramo de tecnologia em meios de pagamentos, tendo trabalhado com logística, gestão de operações e planejamento e controle.

Atualmente atua como pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Dinâmica dos Fluidos (NIDF/UFRJ), onde gerencia projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) e desenvolve pesquisas nas áreas de escoamento multifásico, simulação numérica, manufatura aditiva e aprendizado de máquina. No NIDF, Reis liderou o primeiro projeto de Erosão do laboratório, tendo desenvolvido junto com sua equipe experimentos e simulações numéricas de escoamentos carregados de partículas sólidas com o intuito de avaliar a confiabilidade de válvulas de completação inteligente.

Em um trabalho com o Museu Nacional, Reis recebeu o prêmio de melhor trabalho técnico do I Congresso Brasileiro de Fluidodinâmica Computacional ao abordar de forma inovadora a biomecânica de voo de um pterossauro brasileiro. Hoje, ele integra a equipe de um projeto que visa prever e diagnosticar falhas em bombas centrífugas submersas durante sua operação.

Link para o chat de bate-papo com o pesquisador Felipe Reis a partir das 16 horas: https://meet.google.com/tzr-mxeq-urq

ago
5
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
ago 5@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

No segundo programa da nova temporada do Tecnoversas do CT, a professora Maria Inês Tavares, Diretora no Instituto de Macromoléculas da UFRJ, fala sobre os alimentos funcionais que, além do valor nutricional, ainda possuem compostos que oferecem benefícios para diversas funções do corpo e como a nanotecnologia contribui para que a ingestão dos ingredientes nutracêuticos seja mais eficaz.

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h, com reprise às 15h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

jun
2
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
jun 2@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

Realidade ou distopia: avanços e desafios na área de IoT (internet das coisas)

O programa Tecnoversas do CT que vai ao ar no dia 2 de junho, às 11h (inédito) e 16h (reprise), tem como convidado Carlos Miceli, professor do o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe e do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da UFRJ. Na conversa, você vai saber mais sobre as tecnologias de IoT, descobrir como elas já estão presentes no nosso dia a dia, conhecer os principais desafios para a criação de cidades inteligentes no país e entender a importância da segurança digital na IoT.

Disponível sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict, o Tecnoversas traz entrevistas com os especialistas pelas pesquisas e projetos desenvolvidos pelas unidades do CT – Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides).

Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas do CT.

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

 

ago
3
qui
Tecnoversas do CT @Rádio UFRJ
ago 3@11:00 – 11:45
Tecnoversas do CT @ Rádio UFRJ

Empresa Júnior e formação discente: a Fluxo Consultoria da UFRJ

O podcast do Tecnoversas que estreia nesta quinta-feira, 3 de agosto, às 11 horas, recebe a Fluxo Consultoria em Engenharia, a maior empresa júnior do Brasil, e que completou 30 anos em maio de 2023.

Para falar sobre essa trajetória de sucesso, o trabalho oferecido às empresas, a relação com a Escola Politécnica da UFRJ e como a experiência na Fluxo impacta na carreira dos estudantes que participam e já passaram pelo projeto, o Tecnoversas conversa com Matheus Melo, atual Presidente da Fluxo; Cecília Cassar, Diretora de Gente e Gestão, e com João Gabriel Furtado, que foi um dos diretores da consultoria por mais de dois anos. 

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br

Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn

 

dez
7
qui
Tecnoversas do CT @Rádio UFRJ
dez 7@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT @ Rádio UFRJ

Quando a ciência e sabedoria popular se encontram: o desenvolvimento de biocurativos com efeitos regenerativos

O podcast do Tecnoversas que estreia na próxima quinta-feira, 7 de dezembro, às 11 horas, recebe para um bate-papo a Rossana Thiré, professora da Escola Politécnica da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Biopolímeros e Bioengenharia do Programa de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Coppe, para falar sobre biocurativos com efeitos regenerativos, uma alternativa para os curativos comuns no tratamento de feridas de pele.

Com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Rossana coordenou a pesquisa que desenvolveu o novo produto elaborado com nanofibras e a incorporação de um fármaco à base de folhas de uma planta muito utilizada na medicina popular nas Américas. Então, fique ligado no Tecnoversas e conheça os benefícios dos biocurativos no tratamento que será oferecido para diversos pacientes.

O Tecnoversas do CT vai ao ar na primeira quinta-feira do mês, às 11h, com reprise às 16h, na Rádio UFRJ!

Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn

Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli