Calendar

ago
5
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
ago 5@10:00 – 10:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

No segundo programa da nova temporada do Tecnoversas do CT, a professora Maria Inês Tavares, Diretora no Instituto de Macromoléculas da UFRJ, fala sobre os alimentos funcionais que, além do valor nutricional, ainda possuem compostos que oferecem benefícios para diversas funções do corpo e como a nanotecnologia contribui para que a ingestão dos ingredientes nutracêuticos seja mais eficaz.

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 10h, com reprise às 15h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

nov
24
qua
Cais do Valongo: celebração da herança africana @https://bit.ly/youtubedoct
nov 24@14:00 – 15:30
Cais do Valongo: celebração da herança africana @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza no dia 24 de novembro, às 14 horas, a roda de conversa Cais do Valongo: celebração da herança africana. O evento faz parte das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro, e terá transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do CT no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct.

Nossos convidados serão Nilcemar Nogueira, Coordenadora do Programa de Educação Patrimonial Samba na Escola; Fábio Conceição, professor de História da rede privada de ensino e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico Raciais do CEFET/RJ, Eliana Cruz, roteirista, jornalista, colunista do site UOL e autora dos livros Água de Barrela e O crime do cais do Valongo. Cecília Izidoro, professora da Escola de Enfermagem Anna Nery e membro da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ ficará responsável pela moderação do encontro.

Em 2011, durante as escavações realizadas para revitalizar a zona portuária do Rio de Janeiro, o Cais do Valongo foi descoberto e no local encontrado uma grande quantidade de artefatos originários do Congo, de Angola e Moçambique. Durante o regime escravagista que durou mais de três séculos, o Brasil recebeu perto de quatro milhões de escravos, sendo que cerca de um milhão de africanos desembarcaram no Cais do Valongo, o que o tornou o maior porto receptor de escravos do mundo.

Em 2017, o Cais do Valongo recebeu o título de Patrimônio Histórico da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) por ser o único vestígio material da chegada dos africanos escravizados nas Américas e um reconhecimento à inestimável contribuição da herança africana para a formação e desenvolvimento cultural, econômico e social do Brasil.

O Cais do Valongo integra o Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana, que estabelece marcos da cultura afro-brasileira na região portuária, ao lado do Jardim Suspenso do Valongo, Largo do Depósito, Pedra do Sal, Centro Cultural José Bonifácio e Cemitério dos Pretos Novos.

jun
2
qui
Tecnoversas do CT @www.radio.ufrj.br
jun 2@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT @ www.radio.ufrj.br

Realidade ou distopia: avanços e desafios na área de IoT (internet das coisas)

O programa Tecnoversas do CT que vai ao ar no dia 2 de junho, às 11h (inédito) e 16h (reprise), tem como convidado Carlos Miceli, professor do o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe e do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da UFRJ. Na conversa, você vai saber mais sobre as tecnologias de IoT, descobrir como elas já estão presentes no nosso dia a dia, conhecer os principais desafios para a criação de cidades inteligentes no país e entender a importância da segurança digital na IoT.

Disponível sempre na primeira quinta-feira do mês no site da Rádio UFRJ e nas plataformas Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict, o Tecnoversas traz entrevistas com os especialistas pelas pesquisas e projetos desenvolvidos pelas unidades do CT – Escola Politécnica, da Escola de Química, da Coppe, do Instituto de Macromoléculas e do Núcleo Interdisciplinar de Desenvolvimento Social (Nides).

Siga o Centro de Tecnologia no Facebook/@ufrjct e no Instagram/ctufrj e fique por dentro da programação do Tecnoversas do CT.

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

 

ago
3
qui
Tecnoversas do CT @Rádio UFRJ
ago 3@11:00 – 11:45
Tecnoversas do CT @ Rádio UFRJ

Empresa Júnior e formação discente: a Fluxo Consultoria da UFRJ

O podcast do Tecnoversas que estreia nesta quinta-feira, 3 de agosto, às 11 horas, recebe a Fluxo Consultoria em Engenharia, a maior empresa júnior do Brasil, e que completou 30 anos em maio de 2023.

Para falar sobre essa trajetória de sucesso, o trabalho oferecido às empresas, a relação com a Escola Politécnica da UFRJ e como a experiência na Fluxo impacta na carreira dos estudantes que participam e já passaram pelo projeto, o Tecnoversas conversa com Matheus Melo, atual Presidente da Fluxo; Cecília Cassar, Diretora de Gente e Gestão, e com João Gabriel Furtado, que foi um dos diretores da consultoria por mais de dois anos. 

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br

Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn

 

dez
7
qui
Tecnoversas do CT @Rádio UFRJ
dez 7@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT @ Rádio UFRJ

Quando a ciência e sabedoria popular se encontram: o desenvolvimento de biocurativos com efeitos regenerativos

O podcast do Tecnoversas que estreia na próxima quinta-feira, 7 de dezembro, às 11 horas, recebe para um bate-papo a Rossana Thiré, professora da Escola Politécnica da UFRJ e coordenadora do Laboratório de Biopolímeros e Bioengenharia do Programa de Engenharia de Metalúrgica e de Materiais da Coppe, para falar sobre biocurativos com efeitos regenerativos, uma alternativa para os curativos comuns no tratamento de feridas de pele.

Com o apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, Rossana coordenou a pesquisa que desenvolveu o novo produto elaborado com nanofibras e a incorporação de um fármaco à base de folhas de uma planta muito utilizada na medicina popular nas Américas. Então, fique ligado no Tecnoversas e conheça os benefícios dos biocurativos no tratamento que será oferecido para diversos pacientes.

O Tecnoversas do CT vai ao ar na primeira quinta-feira do mês, às 11h, com reprise às 16h, na Rádio UFRJ!

Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict, Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn

Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli