Calendar

out
13
qua
Impacto da pandemia da Covid-19 no tratamento do câncer de mama @https://bit.ly/youtubedoct
out 13@14:00 – 15:30
Impacto da pandemia da Covid-19 no tratamento do câncer de mama @ https://bit.ly/youtubedoct

O Impacto da pandemia da Covid-19 no tratamento do câncer de mama é o tema da roda de conversa que a Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 13 de outubro, às 14 horas, com transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct no Facebook e no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct.

As convidadas serão Cecília Pereira, médica Ginescologista e Mastologista; Iris Ribeiro, Enfermeira do Instituto Nacional do Câncer (Inca); e Jane Escobar, psicóloga clínica e hospitalar com atuação em cuidados paliativos. E Riany Brites, responsável pela Seção de Promoção e Prevenção da Saúde do Trabalhador da Coordenação de Políticas em Saúde do Trabalhador da Pró-reitoria de Pessoal (PR-4) da UFRJ, fará a mediação da roda de conversa.

Durante a pandemia, por medo de contrair o Covid-19, muitas mulheres deixaram de procurar o médico e não foram diagnosticadas ou suspenderam o tratamento do câncer de mama, esta situação foi mais grave na rede pública de saúde. O evento irá discutir o quanto essa negligência afetou as pacientes da doença, principalmente, porque quando diagnosticado no início, o câncer pode ser tratado e as chances de cura são maiores.

O evento faz parte das atividades do Outubro Rosa, campanha que acontece anualmente no mundo todo para conscientizar as mulheres sobre a prevenção e a importância do diagnóstico precoce para o câncer de mama e o do colo do útero para a redução da mortalidade.

nov
23
qua
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @Hall da Decania do CT
nov 23@09:00 – dez 15@17:00
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @ Hall da Decania do CT

Em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Prof. Heloí Fernandes Moreira organizaram a exposição “As ciências de Engenharia no tempo da Independência”.

A mostra reúne um acervo do início do período da independência do Brasil, a saber: do Museu da Escola Politécnica/CT (Livro de Registros, Ofícios, Portarias da Direção da Academia Real Militar – 1811); Museu Dom João VI/ EBA/CLA (Retrato de D. João VI -1813 , Autor: August Petit); Biblioteca de Obras Raras/Decania/CT (trabalhos científicos de autores como La Croix, Monge, Prony, Le Gende transformados em compêndios que serviriam de base para o ensino no Brasil) e acervo pessoal do Prof. Heloi Moreira (Ruínas da Sé Nova. 1817 – Aquarela de Thomas Ender – reprodução – Local aproveitado para a instalação da Academia Real Militar a partir de 1812.Original depositado na Akademie der Bildenden Künste, em Viena e considerado por Gilberto Ferrez “o único bom desenho aquarelado das ruínas da Sé Nova”).