Calendar

fev
17
qui
Truques da Escrita: Conversando sobre o livro de Howard S. Becker @https://bit.ly/youtubedoct
fev 17@14:00 – 15:30
Truques da Escrita: Conversando sobre o livro de Howard S. Becker @ https://bit.ly/youtubedoct

No dia 17 de fevereiro, às 14 horas, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ está de volta!! Para inaugurar a temporada de 2022, o tema da conversa será o livro “Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos”, de Howard S. Becker e a convidada será a Karina Kuschnir, professora do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, responsável pela revisão técnica da obra.

Karina irá abordar como a escrita acadêmica pode ser mais clara, objetiva e acessível não apenas ao público amplo, mas aos próprios autores e pesquisadores que a produzem. A proposta do encontro é apresentar aos estudantes e pesquisadores sugestões para tornar o processo de produção escrita menos angustiante e mais divertido, buscando aprimorar a capacidade de autoria e da argumentação bem fundamentada.
A mediação será realizada Flávio da Silva Francisco, Pesquisador visitante do PRH 3.1 – Capacitação em Processos e Sistemas da Indústria de Petróleo e de Biocombustíveis da Escola de Química da UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

mar
16
qua
Mulheres: Histórias e Vitórias @https://bit.ly/youtubedoct
mar 16@14:00 – 15:30
Mulheres: Histórias e Vitórias @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 16 de março, às 14 horas, a roda de conversa “Mulheres: Histórias e Vitórias” com as servidoras Ana Carvalho e Priscyla Barbosa que falam sobre os desafios de conciliar a vida pessoal com uma trajetória de destaque na UFRJ.

Ana Carvalho, servidora da UFRJ há 37 anos, atuou como técnica-administrativo durante 24 anos no Centro de Tecnologia e, desde 2010, é docente do curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da UFRJ. Hoje, além ministrar as disciplinas da área de Tecnologia da Informação e Comunicação, é pesquisadora e atua em projetos de extensão.

Designer do Laboratório de Produção Multimídia (LPM/PESC/COPPE) desde 2009, Priscyla Barbosa é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Acessibilidade e Usabilidade (NAU) da UNIRIO e teve sua dissertação de mestrado selecionada pelo Mulheres na Ciência e Inovação, programa de capacitação a pesquisadoras das áreas STEM realizado pelo Museu do Amanhã e o do British Council em 2019, ano em que nasceu sua filha.

A mediação será realizada por Jaqueline Roriz, coordenadora de eventos da Escola Politécnica da UFRJ. A live terá transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.

mar
29
qua
Evolução da mulher na carreira
mar 29@14:00 – 15:30
Evolução da mulher na carreira

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove o debate “Evolução da mulher na carreira” com a com a participação de Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial, e de Maria Tereza Ramos, Pró-reitora de Pessoal da UFRJ, no dia 29 de março, às 14 horas. O Decano do CT, professor Walter Suemitsu, fará a abertura do evento que será transmitido ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, acesse: https://bit.ly/youtubedoct e também pela página do Facebook/@ufrjct.

Embora ainda enfrentem muitos desafios, como discriminação de gênero, estereótipos e desigualdade salarial, as mulheres ocupam cada vez mais posições de liderança em cargos executivos, gerenciais e políticos, além de estarem mais presentes na área de tecnologia, inovação e ciência. O encontro irá debater sobre a necessidade da discussão sobre a igualdade de gênero e da criação de políticas públicas que visam conscientizar sobre a importância da diversidade e a inclusão no local de trabalho para permitir que as mulheres tenham mais oportunidades de avançar em suas carreiras.

Anielle Franco é mestra em Jornalismo e Inglês pela Florida A&M University, é mestra também em Relações Étnico‑Raciais pelo CEFET/RJ. Atualmente, é doutoranda em Linguística Aplicada na UFRJ. Já Maria Tereza Ramos ocupou diversos cargos de chefia na Administração Central da universidade. E a mediação será realizada por Marisa Chaves, Assistente Social do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida da UFRJ e Integrante da Comissão de Segurança da Mulher do Cedim-RJ.

mar
27
qua
Mulheres negras e as múltiplas faces da violência @Canal do Centro de Tecnologia no YouTube
mar 27@14:00 – 15:30
Mulheres negras e as múltiplas faces da violência @ Canal do Centro de Tecnologia no YouTube

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ em parceria com o Núcleo de Estudos em Políticas Públicas em Direitos Humanos Suely de Souza Almeida (NEPP – DH/UFRJ) promovem o debate “Mulheres negras e as múltiplas faces da violência” no dia 27 de março, às 14 horas, com transmissão pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e pelo Facebook/@ufrjct.

O evento terá a participação de Adriana Santos, do Centro de Referência para Mulheres Suely Souza de Almeida (CRM/UFRJ); Fernanda Barros e Rosimar Borges, do NEPP – DH/UFRJ e Elisabete Nascimento, da Faculdade de Letras da UFRJ. E a Diretora de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ, Vanda Borges, ficará à frente da moderação.

A luta das mulheres pelo fim da violência e pela igualdade de direitos faz parte do  do movimento feminista e da busca por justiça social. Essa batalha aborda uma série de questões interligadas, incluindo violência doméstica, agressão sexual, assédio no local de trabalho e outras formas de violência baseada no gênero. O tema do debate chama a atenção para a dura batalha das mulheres negras, que sofrem ainda mais com a violência devido a interseção da  discriminação de gênero e racismo, colocando-as em uma posição particularmente vulnerável.