Calendar

fev
17
qui
Truques da Escrita: Conversando sobre o livro de Howard S. Becker @https://bit.ly/youtubedoct
fev 17@14:00 – 15:30
Truques da Escrita: Conversando sobre o livro de Howard S. Becker @ https://bit.ly/youtubedoct

No dia 17 de fevereiro, às 14 horas, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ está de volta!! Para inaugurar a temporada de 2022, o tema da conversa será o livro “Truques da escrita: para começar e terminar teses, livros e artigos”, de Howard S. Becker e a convidada será a Karina Kuschnir, professora do Departamento de Antropologia Cultural do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ, responsável pela revisão técnica da obra.

Karina irá abordar como a escrita acadêmica pode ser mais clara, objetiva e acessível não apenas ao público amplo, mas aos próprios autores e pesquisadores que a produzem. A proposta do encontro é apresentar aos estudantes e pesquisadores sugestões para tornar o processo de produção escrita menos angustiante e mais divertido, buscando aprimorar a capacidade de autoria e da argumentação bem fundamentada.
A mediação será realizada Flávio da Silva Francisco, Pesquisador visitante do PRH 3.1 – Capacitação em Processos e Sistemas da Indústria de Petróleo e de Biocombustíveis da Escola de Química da UFRJ. A live terá tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e no canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

Criado em 2020, o Clube da Escrita é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica do CT em parceria com a Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ, as representações discentes do CT e o Laboratório da Palavra da Faculdade de Letras da UFRJ.

nov
22
qua
11ª Semana da Consciência Negra do CT @Auditório Horta Barbosa
nov 22@10:00 – 16:30
11ª Semana da Consciência Negra do CT @ Auditório Horta Barbosa

A Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a 11ª Semana da Consciência Negra entre os dias 21 e 24 de novembro com uma programação que traz arte e cultura afro, além de homenagear seis mulheres negras que dedicaram suas vidas à luta pela justiça racial dentro e fora da Universidade.

No dia 22/11, no auditório Horta Barbosa, as atividades serão realizadas durante todo o dia e serão mediadas por Vanda Borges, diretora de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ. A partir das 10 horas, começam as homenagens à Ana Célia da Silva, diretora do Sintufrj na coordenação de Aposentados e Pensionistas; Nanci Rosa, coordenadora do Cinema Negro do Renascença Clube; e Noemi de Andrade, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ. Para encerrar a programação da manhã, o grupo Comunidança da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ apresentará uma coreografia criada especialmente para o evento.

A partir das 14h, as homenageadas da vez serão Cecília Izidoro, professora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ e membro da Superintendência de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA) da UFRJ; Denise Góes, superintendente da SGAADA; e Luciane Lacerda, criadora e coordenadora da campanha “21 dias de ativismo contra o racismo”, realizada no mês de março há sete anos. E a partir das 15h30, a apresentação da Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense, escola vencedora do Carnaval 2023, fecha o evento com chave de ouro.

No hall do bloco A do CT, a feira de artesanato afro com roupas, bijuterias, quadros e peças decorativas estará funcionando entre os dias 21 e 24 de novembro das 9h às 16h.