Calendar

set
2
sex
Organizando sua pesquisa e estudos com o Notion @https://www.even3.com.br/festivaldoconhecimento
set 2@09:00 – 12:00
Organizando sua pesquisa e estudos com o Notion @ https://www.even3.com.br/festivaldoconhecimento

A Associação de Pós-Graduandos da UFRJ (APG) e o Clube da Escrita do CT estarão presentes no Festival do Conhecimento UFRJ no dia 2 de setembro, das 9h às 12h, com a oficina “Organizando sua pesquisa e estudos com o Notion”, ministrada por Giovanna Lucio Monteiro.

Giovanna é mestranda em Sociologia do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), coordenadora do Observatório Feminista de Relações Internacionais, além de pesquisadora do grupo CASA e do NETSAL, ambos projetos do IESP.

O Notion é um programa que fornece componentes tais como notas, bases de dados, quadros, wikis, calendários e lembretes para facilitar o gerenciamento do conhecimento ou de projetos, tomada de notas e de dados. A proposta é que ao final da oficinal os participantes consigam utilizar o Notion para gerenciar suas atividades de pesquisa.

Para mais informações sobre o Festival do Conhecimento UFRJ 2022, acesse even3.com.br/festivaldoconhecimento e siga a Extensão UFRJ nas redes sociais: linktr.ee/extensaoufrj.

nov
23
qua
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @Hall da Decania do CT
nov 23@09:00 – dez 15@17:00
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @ Hall da Decania do CT

Em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Prof. Heloí Fernandes Moreira organizaram a exposição “As ciências de Engenharia no tempo da Independência”.

A mostra reúne um acervo do início do período da independência do Brasil, a saber: do Museu da Escola Politécnica/CT (Livro de Registros, Ofícios, Portarias da Direção da Academia Real Militar – 1811); Museu Dom João VI/ EBA/CLA (Retrato de D. João VI -1813 , Autor: August Petit); Biblioteca de Obras Raras/Decania/CT (trabalhos científicos de autores como La Croix, Monge, Prony, Le Gende transformados em compêndios que serviriam de base para o ensino no Brasil) e acervo pessoal do Prof. Heloi Moreira (Ruínas da Sé Nova. 1817 – Aquarela de Thomas Ender – reprodução – Local aproveitado para a instalação da Academia Real Militar a partir de 1812.Original depositado na Akademie der Bildenden Künste, em Viena e considerado por Gilberto Ferrez “o único bom desenho aquarelado das ruínas da Sé Nova”).