Calendar

out
13
qui
Acessibilidade e inclusão são temas de atividade do Outubro Docente @Auditório G-122/Coppe
out 13@14:00 – 17:00
Acessibilidade e inclusão são temas de atividade do Outubro Docente @ Auditório G-122/Coppe

A partir do segundo semestre de 2017, a UFRJ passou a receber os estudantes oriundos da Lei 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que dispõe sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Todavia, o cotidiano acadêmico com estudantes com deficiências ainda gera uma série de dúvidas. O que é possível fazer e com que apoio contar para vencer os desafios da acessibilidade e da inclusão?

A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) realizará, no dia 13 de outubro, às 14h, um encontro para dialogar sobre o tema com a participação de servidores da UFRJ: Jeane Alves, pedagoga da Faculdade de Educação; Nuccia de Cicco, coordenadora do Projeto LADICS do Instituto de Bioquímica Médica; Rose Lane Gadelha, neuropsicopedagoga da Faculdade de Letras; Leonardo Rocchetto Coelho, professor do Instituto de Microbiologia Paulo de Góes; e Marta Tapias, diretora adjunta de Políticas Estudantis da Escola Politécnica, responsável pela mediação.

A discussão será pautada pelo documento “Contribuições para uma UFRJ mais acessível e mais inclusiva – atenção às atitudes e à comunicação”, disponível no site da Decania do CT, por meio do link: https://bit.ly/3ruUVmw. O evento terá tradução simultânea em Libras e realizado de forma híbrida, presencialmente no Bloco G – Sala G-122 com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

#audiodescriçãoparatodos

Card retangular vertical com quatro blocos horizontais de informações.

O topo tem fundo composto por três faixas largas diagonais ascendentes, da esquerda para a direita, em
degradê azul petróleo claro e por cima destas um facho horizontal estilizado na cor azul petróleo escuro; e, sobre
este, à esquerda, está inscrito em branco, em cinco linhas “Outubro Docente – Dia 13 de outubro às 14h – Centro de Tecnologia – Bl. G – Sala G-112”; e à direita, dentro de um círculo, fotografia da fachada do Centro de
Tecnologia.

Abaixo, sobre fundo branco, inscrito em preto, em negrito, centralizado: “Acessibilidade, inclusão e docência: com quem eu falo?”. Abaixo, à esquerda, em preto, “Convidados”. Seguem-se cinco retratos em círculos, com identificações em preto e nomes em negrito, três alinhados e dois abaixo centralizados. Jeane Alves, Pedagoga da Faculdade de Educação/UFRJ, é branca, tem cabelos castanhos compridos, usa óculos escuros e baton vermelho. Nuccia De Cicco, Coordenadora do Projeto LADICS do Instituto de Bioquímica Médica/UFRJ, é branca, tem cabelos
avermelhados na altura do pescoço, usa aparelho ortodôntico; com a mão direita contorna a orelha direita
com os dedos médio e anelar juntos e mindinho em V; com a palma para frente. Rose Lane Gadelha, Neuropsicopedagoga da Faculdade de Letras/UFRJ, tem pele clara e traços indígenas; os cabelos são castanhos
escuros, lisos, na altura dos ombros. Leonardo Rocchetto Coelho, Professor do Instituto de Microbiologia Paulo de
Góes, é branco, tem cabelos castanhos com fios brancos, curtos; tem bigode e cavanhaque ralos; usa óculos com
armação de aro fino preto. Marta Tapias, Diretora Adjunta de Políticas Estudantis da Escola Politécnica,
Mediadora, é branca, tem cabelos castanhos com fios  brancos, encaracolados, na altura das orelhas. Todos esboçam sorrisos.

Abaixo, sobre tarja azul petróleo claro, inscrito em branco, em duas linhas: “Transmissão Simultânea Canal do CT no Youtube”, “Siga o CT” e ícones do Facebook, do Instagram, do YouTube e do Twitter.
Na base do card, as marcas de “Realização” – Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Centro de Tecnologia (CT) – e de “Apoio” – Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), COPPE UFRJ, Escola Politécnica UFRJ, Escola de Química UFRJ, Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano e Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (NIDES).

Fim da audiodescrição.

out
14
sex
Saúde Mental na Academia @Auditório G-122/Coppe
out 14@10:00 – 12:00
Saúde Mental na Academia @ Auditório G-122/Coppe

A importância da saúde mental vem sendo debatida cada vez mais pela comunidade científica, principalmente, devido ao crescente adoecimento mental da população nos últimos anos. A fim de discutir o assunto na universidade, a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realizará, no dia 14 de outubro, às 10 horas, a atividade “Saúde Mental na Academia”.

O encontro irá apresentar dados sobre saúde mental na pós e na graduação da UFRJ, além de discutir as ações institucionais que estão sendo desenvolvidas no âmbito da administração central da universidade e do CT para combater o sofrimento psíquico de discentes e docentes.

O encontro será realizado de forma híbrida, presencialmente no Auditório G-122 e aberto ao público e remoto, com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e tradução simultânea em Libras.

Confira os convidados:

Convidados: Fátima Cristina Smith Erthal (IBCCF/UFRJ) e Nathália Kimura (Psicóloga e diretora da Divisão de Saúde do Estudante PR-7)

Mediação: Walter Suemitsu, Decano do CT

out
20
qui
Assédio Moral: o que precisamos saber @Auditório G-122
out 20@14:00 – 16:00
Assédio Moral: o que precisamos saber @ Auditório G-122

No próximo dia 20 de outubro, às 14 horas, a Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a atividade “Assédio Moral: o que precisamos saber” com a participação de Josiane Barros, psicóloga e coordenadora técnica do Núcleo Psicossocial Acolhe/Coppe; Ana Luísa Palmisciano, advogada e integrante do Coletivo Nacional de Advogados de Servidores (CNASP); Marisa Palácios, Diretora do Núcleo de Bioética e Aplicada e professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) e Vanda Borges, Diretora de Gestão de Pessoas da Coppe.

Reconhecer o assédio moral nas relações de trabalho e acadêmicas é de extrema importância. O assédio pode se manifestar de diferentes formas, mas ele é caracterizado principalmente pela exposição de pessoas a situações humilhantes e constrangedoras no exercício de suas atividades. O evento tem a proposta de debater o assunto para entender quais práticas configuram assédio, suas consequências jurídicas, psicológicas e administrativas, além de como evitá-lo para tornar o ambiente de trabalho mais saudável. A mediação da mesa será realizada pela professora Andréa Salgado, vice-diretora da Escola de Química.

A atividade faz parte da programação do Outubro Docente, evento organizado em homenagem ao Dia do Professor com o propósito de debater os desafios contemporâneos da docência universitária, e será realizada de forma híbrida no Bloco G – sala G-122 com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e tradução simultânea em Libras.

nov
3
qui
Tecnoversas do CT @Rádio UFRJ
nov 3@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT @ Rádio UFRJ

Ciência e inovação na área de micro e nano partículas poliméricas

O programa Tecnoversas do CT desta quinta-feira (3/11), às 11h (inédito) e 16h (reprise), recebe a Luciana Dutra, pós-doutoranda do Laboratório de Engenharia de Polimerização da Coppe e uma das fundadoras da BioBeads, uma startup de base tecnológica. A empresa atua na produção e desenvolvimento de micro e nanopartículas poliméricas naturais biodegradáveis e/ou biocompatíveis para aplicação em diversos setores como cosmético, farmacêutico e médico.

Luciana explica como funciona uma startup de base tecnológica, como os pesquisadores da BioBeads desenvolvem as partículas polimétricas e como elas são usadas em diferentes setores da indústria. Além de contar como esses produtos podem contribuir para o reduzir o impacto socioambiental aliado ao crescimento econômico que são uma das metas da Agenda 2030 da ONU.

Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli

dez
1
qui
Tecnoversas do CT @Rádio UFRJ
dez 1@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT @ Rádio UFRJ

Estudantes da Escola Politécnica têm primeiro projeto de lei de iniciativa popular aprovado na Alerj

Nesta quinta-feira (1/12), às 11h (inédito) e 16h (reprise), o Tecnoversas do CT está especial! O programa recebe os estudantes da Escola da Politécnica da UFRJ Yan Monteiro, aluno de Engenharia Civil; Francisco Victer, aluno de Engenharia de Produção e Severino Virgínio, da Engenharia Naval para conversar sobre o projeto que eles aprovaram na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), na categoria iniciativa popular. O Projeto de Lei nº 6.455/22 determina que as escolas públicas da rede estadual de ensino passem a disponibilizar ao menos uma composteira orgânica para o reaproveitamento de sobras da produção de merenda escolar.

Os estudantes entraram para a história como autores do primeiro projeto de iniciativa popular aprovado e vão nos contar sobre como surgiu a ideia de participar do edital de seleção da Alerj, como o projeto foi idealizado, como vai funcionar nas escolas e contribuir para a educação ambiental.
Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br
Horários: 11h, com reprise às 16h
Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli
jan
5
qui
Tecnoversas do CT @Rádio UFRJ
jan 5@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT @ Rádio UFRJ

Entre Foguetes e Satélites: As equipes Minerva Rockets e Sats e o Grupo de Pesquisas Aeroespaciais da UFRJ

No dia 5 de janeiro, às 11h, vai ao ar o primeiro Tecnoversas do CT de 2023! E para começar muito bem o ano novo, o programa recebe a equipe do Minerva Rockets e Sats, que desenvolve projetos voltados para o setor aeroespacial e busca formar profissionais qualificados e comprometidos com o desenvolvimento tecnológico do país. Vinculado à Escola Politécnica da UFRJ, o Minerva Rockets e Sats possuiu uma equipe multidisciplinar, atua no Laboratório de Recursos Hídricos e Meio Ambiente do Programa de Engenharia Civil da Coppe e no Laboratório de Estruturas da Coppe.

Em agosto do ano passado, a equipe do Minerva Sats conquistou com o nanossatélite μBioSat o 1º lugar na categoria CubeSat na Latin American Space Challenge (Lasc), evento que contou com participação de 48 times de 10 países diferentes apresentando projetos de foguetes de sondagem atmosférica. E a Júlia Ferreira, presidente do projeto e estudante de Astronomia; a Carolina Moreira, gerente de projetos de satélites e aluna de Física; a Manuella de Oliveira, gerente de eletrônica de satélites e aluna do curso de Engenharia Eletrônica e de Computação; e o Gianluca Mazzillo, estudante de Engenharia Nuclear, vão falar sobre esse projeto incrível!

Serviço:

Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês

Rádio UFRJ – www.radio.ufrj.br

Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser e Podcast Addict

Créditos:

Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)

Locução e edição: Gabriel Savelli

mar
9
qui
Tecnoversas do CT
mar 9@11:00 – 11:30
Tecnoversas do CT

Ciência, Educação e Jogos: o projeto Screener e o ensino de farmacologia

No dia 9 de março, às 11h, o novo programa do Tecnoversas do CT fala sobre o Screener, um jogo de tabuleiro adotado por instituições para ensinar o desenvolvimento de novos medicamentos. Para contar como a gamificação é uma ferramenta cada vez mais usada nos processos de ensino, o programa recebe os professores Geraldo Xexéo, do Programa Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe e coordenador do Laboratório de Ludologia, Engenharia e Simulação (Ludes); e François Noel, do Programa de Farmacologia e Química Medicinal do Instituto de Ciências Biomédicas.

Desenvolvido em parceria pelo Ludes e o Programa de Farmacologia, o Screener foi lançado no final de 2021 e permite um aprendizado lúdico e interativo sobre o longo e caro processo envolvido no desenvolvimento de fármacos e de novos medicamentos.

Serviço:
Tecnoversas – programa mensal, vai ao ar na primeira quinta-feira do mês
Rádio UFRJ – www.radio.ufrj,br
Horários: 11h, com reprise às 16h

Plataformas: Speaker, Spotify, Podchaser, Podcast Addict,  Apple Podcasts, iHeartRadio, Google Podcasts, Castbox, Deezer e JioSaavn

Créditos:
Produção: Decania do CT e Laboratório de Produção Multimídia (LPM/Coppe)
Locução e edição: Gabriel Savelli

out
24
ter
Outubro Docente @Salão Nobre da Decania do CT
out 24@15:00 – 17:00
Outubro Docente @ Salão Nobre da Decania do CT

Em homenagem ao Dia do Professor, o Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a segunda edição do Outubro Docente nos dias 24, 25 e 27 deste mês. A programação, organizada pela Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT, conta com debates sobre assuntos relacionados ao cotidiano da vida acadêmica, em especial à prática docente em sala de aula. Apesar de ser pensado para o corpo docente do CT, qualquer interessado poderá participar do evento.

O encontro do Outubro Docente que acontece no dia 24 de outubro, às 15h, no Salão Nobre do CT irá abordar as novas diretrizes curriculares do ensino de Engenharia que serão implementadas em breve.

Adriana Rocha, Diretora Adjunta de Ensino e Extensão da Escola Politécnica; Andréa Salgado, Vice-diretora da Escola de Química; e Elaine G. Vazquez, Coordenadora de Graduação do CT/UFRJ que irão debater como as mudanças do novo currículo implicará na disciplina de cada professor, quais orientações que deverão ser seguidas e o que a Escola Politécnica e a Escola de Química deverão fazer para se adequar às novas diretrizes curriculares?

Venha participar e traga suas dúvidas para o debate.

 

out
25
qua
Outubro Docente @Auditório do Bloco C - Sala 208
out 25@10:00 – 12:00
Outubro Docente @ Auditório do Bloco C - Sala 208

Em homenagem ao Dia do Professor, o Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a segunda edição do Outubro Docente nos dias 24, 25 e 27 deste mês. A programação, organizada pela Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT, conta com debates sobre assuntos relacionados ao cotidiano da vida acadêmica, em especial à prática docente em sala de aula. Apesar de ser pensado para o corpo docente do CT, qualquer interessado poderá participar do evento.

No dia 25 de outubro, às 10h, no Auditório do Bloco C – Sala 208 acontece o segundo encontro do Outubro Docente com o tema a Diversidade em sala: o novo perfil dos estudantes da UFRJ e a participação de Denise Goés, Superintendente de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA/UFRJ), e Wallace Moraes, professor do Departamento de Ciência Política e dos Programas de Pós-Graduação em Filosofia e História Comparada do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) e membro do Coletivo Docente Negras e Negros da UFRJ.

Criada em junho deste ano pelo Conselho Universitário, a SGAADA foi criada para implementar uma política institucional voltada para a questão da diversidade. O debate sobre a diversidade em sala de aula precisa envolver o corpo docente para discutir a realidade da vida acadêmica e construir ações conjuntas que permitam avanços frente a mudança do perfil dos estudantes da universidade

Após apresentação da SGAADA será aberta uma roda de conversa com a presença do Coletivo de Docentes Negras e Negros.

Participe desse importante debate.

out
27
sex
Outubro Docente @Auditório André Rebouças
out 27@12:00 – 13:30
Outubro Docente @ Auditório André Rebouças

Em homenagem ao Dia do Professor, o Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a segunda edição do Outubro Docente nos dias 24, 25 e 27 deste mês. A programação, organizada pela Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT, conta com debates sobre assuntos relacionados ao cotidiano da vida acadêmica, em especial à prática docente em sala de aula. Apesar de ser pensado para o corpo docente do CT, qualquer interessado poderá participar do evento.

O último debate do Outubro Docente acontece no dia 27, às 12h, no Auditório André Rebouças e pauta a discussão sobre o tema “(Des) motivação dos estudantes: o que fazer?”.

O retorno das aulas presenciais pós-pandemia não trouxe de volta para a vida acadêmica a dinâmica de antes. Os estudantes parecem estar desmotivados e os docentes cansados. Para debater sobre esse problema a mesa terá como convidados Edilberto Strauss, vice-diretor da Escola Politécnica/UFRJ; Richard Stephan, Departamento de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica/UFRJ; Camile Gonçalves, presidente do CAEng; e Renan Finamore, coordenador de extensão do CT/UFRJ.

Debate imprescindível para estudantes e professores. Participe!