Calendar

out
6
qui
Outubro Docente @Auditório G-122/Coppe
out 6@14:00 – 16:00
Outubro Docente @ Auditório G-122/Coppe

A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizará, em homenagem ao Dia do Professor, o Outubro Docente, evento que vai ocorrer durante todo o mês de outubro abordando temas como acessibilidade, assédio moral, saúde mental e entre outros. Serão encontros semanais realizados no Auditório G-122 e abertos ao público, terão tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia, no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

O evento terá início no dia 6 de outubro às 14h e contará com a participação do Decano do CT, Prof. Walter Suemitsu, que fará a abertura da programação. Com o tema “Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos”, o primeiro debate terá a presença do ex-diretor do Parque Tecnológico e professor do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, José Carlos Pinto, da professora da Escola Politécnica e do Programa de Engenharia Metalúrgica de Materiais da Coppe/UFRJ, Gabriela Ribeiro Pereira e Daniel Tinoco, doutorando do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ.

O Outubro Docente surgiu da necessidade de se colocar em pauta as questões e os desafios contemporâneos da vida docente, especialmente após o período da pandemia. Embora o evento tenha sido pensado para os docentes do CT, as atividades estarão abertas para professores de toda a universidade, estudantes de pós-graduação e os demais interessados nos temas, todos serão bem-vindos. Para participar das atividades, não é necessário inscrição prévia, apenas comparecer no auditório ou acompanhar a transmissão simultânea no Canal do CT no Youtube.

Confira a programação completa do Outubro Docente:

Dia 06 de outubro às 14 horas

Docência no Ensino Superior – Dilemas Contemporâneos

Convidados: José Carlos Pinto (PEQ/Coppe), Daniel Tinoco (PEQ/Coppe), Gabriela Pereira

(Metalmat/Coppe) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)

Dia 13 de outubro às 14 horas

Acessibilidade, Inclusão e Docência: com quem eu falo?

Convidados: Jeane Alves (FE/UFRJ), Leonardo R. Coelho (IMPG/UFRJ), Nuccia de Cicco (IBqM/UFRJ), Rose Lane Gadelha (FL/UFRJ) e Marta Tapias (Escola Politécnica/UFRJ)

Dia 14 de outubro às 10 horas

Saúde Mental na Academia

Convidadas: Fátima Erthal (IBCFF/UFRJ), Nathália Kimura (PR-7/UFRJ) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)

Dia 20 de outubro às 14 horas

Assédio Moral: o que precisamos saber

Convidados: Josiane Barros (Acolhe/Coppe), Marisa Palácios (Nubea/UFRJ), Ana Luísa Palmisciano (CNASP), Vanda Borges (Coppe) e Andréa Salgado (EQ/UFRJ)

Dia 27 de outubro às 14 horas

Escrita Acadêmica e docência: a experiência do Prof. Alexandre Torres

Convidado: Alexandre Torres (IQ/UFRJ)

nov
23
qua
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @Hall da Decania do CT
nov 23@09:00 – dez 15@17:00
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @ Hall da Decania do CT

Em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Prof. Heloí Fernandes Moreira organizaram a exposição “As ciências de Engenharia no tempo da Independência”.

A mostra reúne um acervo do início do período da independência do Brasil, a saber: do Museu da Escola Politécnica/CT (Livro de Registros, Ofícios, Portarias da Direção da Academia Real Militar – 1811); Museu Dom João VI/ EBA/CLA (Retrato de D. João VI -1813 , Autor: August Petit); Biblioteca de Obras Raras/Decania/CT (trabalhos científicos de autores como La Croix, Monge, Prony, Le Gende transformados em compêndios que serviriam de base para o ensino no Brasil) e acervo pessoal do Prof. Heloi Moreira (Ruínas da Sé Nova. 1817 – Aquarela de Thomas Ender – reprodução – Local aproveitado para a instalação da Academia Real Militar a partir de 1812.Original depositado na Akademie der Bildenden Künste, em Viena e considerado por Gilberto Ferrez “o único bom desenho aquarelado das ruínas da Sé Nova”).

jun
28
qua
Política ambiental nas Instituições e seus desafios @https://bit.ly/youtubedoct
jun 28@14:00 – 15:30
Política ambiental nas Instituições e seus desafios @ https://bit.ly/youtubedoct

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 28 de junho, às 14 horas, o evento “Política ambiental nas Instituições e seus desafios” com transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct e pelo Facebook/@ufrjct.

O debate terá como convidados Susanne Hoffmann, professora da Escola de Química da UFRJ; Vicente Oliveira, professor do Instituto Federal Fluminense (IFF/RJ); e Giselle Reis Antunes, engenheira civil da Superintendência de Infraestrutura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A proposta do evento é apresentar exemplos de como é possível a implantação de uma política ambiental a partir da troca de experiências com instituições que já conseguiram avançar institucionalmente nesse tema.

A moderação do debate será feita pela Raquel Piedade, técnica-administrativa em Educação da Decania do CT/UFRJ. O evento, que já está na sua 16ª edição, integra o calendário de atividades comemorativas ao Dia Mundial do Meio Ambiente no CT.

out
25
qua
A Universidade e sua função social @Salão Nobre da Decania do CT
out 25@14:00 – 15:30
A Universidade e sua função social @ Salão Nobre da Decania do CT

Para celebrar o Dia do Servidor Público, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove, no dia 25 de outubro, às 14 horas, uma conversa sobre a universidade e sua função social com o professor Antonio José Barbosa de Oliveira, diretor da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC/UFRJ).

A proposta do encontro é refletir como a universidade propicia conhecimentos, relações sociais, além de transformar as formas de compreender o mundo e, principalmente, contribuir para o desenvolvimento tecnológico do país e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

O evento traz como convidado um servidor com uma trajetória profissional de sucesso na UFRJ. Em 1994, Antonio ingressou como técnico-administrativo e, 15 anos depois, foi aprovado no concurso para docente e, desde então, atua como professor e ocupou diferentes cargos na administração da universidade.