Calendar

out
6
qui
Outubro Docente @Auditório G-122/Coppe
out 6@14:00 – 16:00
Outubro Docente @ Auditório G-122/Coppe

A Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ organizará, em homenagem ao Dia do Professor, o Outubro Docente, evento que vai ocorrer durante todo o mês de outubro abordando temas como acessibilidade, assédio moral, saúde mental e entre outros. Serão encontros semanais realizados no Auditório G-122 e abertos ao público, terão tradução simultânea em Libras e transmissão ao vivo pelo canal do Centro de Tecnologia, no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

O evento terá início no dia 6 de outubro às 14h e contará com a participação do Decano do CT, Prof. Walter Suemitsu, que fará a abertura da programação. Com o tema “Docência no Ensino Superior: dilemas contemporâneos”, o primeiro debate terá a presença do ex-diretor do Parque Tecnológico e professor do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ, José Carlos Pinto, da professora da Escola Politécnica e do Programa de Engenharia Metalúrgica de Materiais da Coppe/UFRJ, Gabriela Ribeiro Pereira e Daniel Tinoco, doutorando do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ.

O Outubro Docente surgiu da necessidade de se colocar em pauta as questões e os desafios contemporâneos da vida docente, especialmente após o período da pandemia. Embora o evento tenha sido pensado para os docentes do CT, as atividades estarão abertas para professores de toda a universidade, estudantes de pós-graduação e os demais interessados nos temas, todos serão bem-vindos. Para participar das atividades, não é necessário inscrição prévia, apenas comparecer no auditório ou acompanhar a transmissão simultânea no Canal do CT no Youtube.

Confira a programação completa do Outubro Docente:

Dia 06 de outubro às 14 horas

Docência no Ensino Superior – Dilemas Contemporâneos

Convidados: José Carlos Pinto (PEQ/Coppe), Daniel Tinoco (PEQ/Coppe), Gabriela Pereira

(Metalmat/Coppe) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)

Dia 13 de outubro às 14 horas

Acessibilidade, Inclusão e Docência: com quem eu falo?

Convidados: Jeane Alves (FE/UFRJ), Leonardo R. Coelho (IMPG/UFRJ), Nuccia de Cicco (IBqM/UFRJ), Rose Lane Gadelha (FL/UFRJ) e Marta Tapias (Escola Politécnica/UFRJ)

Dia 14 de outubro às 10 horas

Saúde Mental na Academia

Convidadas: Fátima Erthal (IBCFF/UFRJ), Nathália Kimura (PR-7/UFRJ) e Walter Suemitsu (CT/UFRJ)

Dia 20 de outubro às 14 horas

Assédio Moral: o que precisamos saber

Convidados: Josiane Barros (Acolhe/Coppe), Marisa Palácios (Nubea/UFRJ), Ana Luísa Palmisciano (CNASP), Vanda Borges (Coppe) e Andréa Salgado (EQ/UFRJ)

Dia 27 de outubro às 14 horas

Escrita Acadêmica e docência: a experiência do Prof. Alexandre Torres

Convidado: Alexandre Torres (IQ/UFRJ)

nov
22
qua
11ª Semana da Consciência Negra do CT @Auditório Horta Barbosa
nov 22@10:00 – 16:30
11ª Semana da Consciência Negra do CT @ Auditório Horta Barbosa

A Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a 11ª Semana da Consciência Negra entre os dias 21 e 24 de novembro com uma programação que traz arte e cultura afro, além de homenagear seis mulheres negras que dedicaram suas vidas à luta pela justiça racial dentro e fora da Universidade.

No dia 22/11, no auditório Horta Barbosa, as atividades serão realizadas durante todo o dia e serão mediadas por Vanda Borges, diretora de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ. A partir das 10 horas, começam as homenagens à Ana Célia da Silva, diretora do Sintufrj na coordenação de Aposentados e Pensionistas; Nanci Rosa, coordenadora do Cinema Negro do Renascença Clube; e Noemi de Andrade, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ. Para encerrar a programação da manhã, o grupo Comunidança da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ apresentará uma coreografia criada especialmente para o evento.

A partir das 14h, as homenageadas da vez serão Cecília Izidoro, professora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ e membro da Superintendência de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA) da UFRJ; Denise Góes, superintendente da SGAADA; e Luciane Lacerda, criadora e coordenadora da campanha “21 dias de ativismo contra o racismo”, realizada no mês de março há sete anos. E a partir das 15h30, a apresentação da Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense, escola vencedora do Carnaval 2023, fecha o evento com chave de ouro.

No hall do bloco A do CT, a feira de artesanato afro com roupas, bijuterias, quadros e peças decorativas estará funcionando entre os dias 21 e 24 de novembro das 9h às 16h.