Calendar

nov
23
qua
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @Hall da Decania do CT
nov 23@09:00 – dez 15@17:00
As ciências de Engenharia no tempo da Independência @ Hall da Decania do CT

Em homenagem ao bicentenário da independência do Brasil, a Comissão de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ e o Prof. Heloí Fernandes Moreira organizaram a exposição “As ciências de Engenharia no tempo da Independência”.

A mostra reúne um acervo do início do período da independência do Brasil, a saber: do Museu da Escola Politécnica/CT (Livro de Registros, Ofícios, Portarias da Direção da Academia Real Militar – 1811); Museu Dom João VI/ EBA/CLA (Retrato de D. João VI -1813 , Autor: August Petit); Biblioteca de Obras Raras/Decania/CT (trabalhos científicos de autores como La Croix, Monge, Prony, Le Gende transformados em compêndios que serviriam de base para o ensino no Brasil) e acervo pessoal do Prof. Heloi Moreira (Ruínas da Sé Nova. 1817 – Aquarela de Thomas Ender – reprodução – Local aproveitado para a instalação da Academia Real Militar a partir de 1812.Original depositado na Akademie der Bildenden Künste, em Viena e considerado por Gilberto Ferrez “o único bom desenho aquarelado das ruínas da Sé Nova”).

10ª Semana da Consciência Negra @Centro de Tecnologia da UFRJ
nov 23@14:00 – 16:00
10ª Semana da Consciência Negra @ Centro de Tecnologia da UFRJ

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove, na semana de 21 a 25 de novembro, a 10ª Semana da Consciência Negra e o tema deste ano será a ancestralidade.

Ancestralidade e cultura estão interligadas e são um rico legado para a nossa descendência. Para discutir a importância da ancestralidade na cultura afro-brasileira, no dia 23 de novembro, às 14h, no auditório Horta Barbosa, está programado uma roda de conversa com a presença de Claudio Honorato, coordenador do Instituto Pretos Novos; Elias Alfredo, presidente do Quilombo Agbara Dudu; Janayma Marinho, representante da matriz africana Casa de Palha; Padre Gegê, Pároco da Igreja de Santa Bernadete. A mediação será feita por Denise Góes, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ.

O grupo Comunidança, projeto de extensão da Escola de Educação Física e Desporto (EEFD) da UFRJ coordenado pela profa. Denise Maria Quelha de Sá, abrirá o evento com a apresentação do espetáculo “Dança sobre ancestralidade”. E a partir das 15h30, a Galeria da Velha Guarda da Portela encerra a atividade com chave de ouro.

Durante toda semana de 21 a 25 de novembro, entre 9h e 16h, os expositores da Feira de Artesanato estarão no hall do bloco A do CT expondo trabalhos manuais, bijuterias, chocolates e doces caseiros que são ótimas opções de presente neste fim de ano.