Calendar

ago
2
qua
Cinemano @Auditório do IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano
ago 2@10:00 – 11:30
Cinemano @ Auditório do IMA – Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano

CINEMANO – Mestres da Sétima Arte

Filme: A BOLSA OU A VIDA (Produtora Caliban Cinematográfica)

O filme aborda o desmonte do conceito de bem-estar social e reflete sobre a incompatibilidade do neoliberalismo
com um projeto humanista de sociedade.

Palestrantes:

Prof. Silvio TENDLER – Cineasta e Historiador
Prof. Evandro OURIQUES- ECO/UFRJ
Tony de LUC – Cineasta e Diretor da TV Diversidade

Moderador e Coordenador do projeto:
Prof. Emerson Oliveira da Silva (Vice-Diretor do IMA/UFRJ)

Local: Auditório do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA)
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Cidade Universitária – Av. Horácio Macedo, 2.030
Centro de Tecnologia – Bloco J
CEP 21941-598 – Rio de Janeiro – RJ – Brasil

Entrada franca!

nov
8
qua
Cinemano – Deus é brasileiro @Auditório do Instituto de Macromoléculas (IMA) da UFRJ
nov 8@10:00 – 12:30
Cinemano - Deus é brasileiro @ Auditório do Instituto de Macromoléculas (IMA) da UFRJ

O projeto CINEMANO – Mestres da Sétima Arte do Instituto de Macromoléculas Professora Eloisa Mano (IMA) exibe o filme “Deus é Brasileiro” no dia 8 de novembro, a partir das 10h. O evento terá a presença do cineasta Cacá Diegues e é aberto a estudantes, docentes, técnicos e todos que gostam de cinema.

O longa será exibido no auditório do IMA, localizado na Av. Horácio Macedo, 2.030 – Centro de Tecnologia – Bloco J , na Cidade Universitária, e terá a duração de duas horas. A entrada é franca.

nov
22
qua
11ª Semana da Consciência Negra do CT @Auditório Horta Barbosa
nov 22@10:00 – 16:30
11ª Semana da Consciência Negra do CT @ Auditório Horta Barbosa

A Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove a 11ª Semana da Consciência Negra entre os dias 21 e 24 de novembro com uma programação que traz arte e cultura afro, além de homenagear seis mulheres negras que dedicaram suas vidas à luta pela justiça racial dentro e fora da Universidade.

No dia 22/11, no auditório Horta Barbosa, as atividades serão realizadas durante todo o dia e serão mediadas por Vanda Borges, diretora de Gestão de Pessoas da Coppe/UFRJ. A partir das 10 horas, começam as homenagens à Ana Célia da Silva, diretora do Sintufrj na coordenação de Aposentados e Pensionistas; Nanci Rosa, coordenadora do Cinema Negro do Renascença Clube; e Noemi de Andrade, coordenadora da Câmara de Políticas Raciais da UFRJ. Para encerrar a programação da manhã, o grupo Comunidança da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ apresentará uma coreografia criada especialmente para o evento.

A partir das 14h, as homenageadas da vez serão Cecília Izidoro, professora da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da UFRJ e membro da Superintendência de Ações Afirmativas, Diversidade e Acessibilidade (SGAADA) da UFRJ; Denise Góes, superintendente da SGAADA; e Luciane Lacerda, criadora e coordenadora da campanha “21 dias de ativismo contra o racismo”, realizada no mês de março há sete anos. E a partir das 15h30, a apresentação da Velha Guarda da Imperatriz Leopoldinense, escola vencedora do Carnaval 2023, fecha o evento com chave de ouro.

No hall do bloco A do CT, a feira de artesanato afro com roupas, bijuterias, quadros e peças decorativas estará funcionando entre os dias 21 e 24 de novembro das 9h às 16h.