Calendar

set
23
qui
Impacto das Redes Sociais nos transtornos mentais e na saúde mental @https://bit.ly/youtubedoct
set 23@14:00 – 15:30
Impacto das Redes Sociais nos transtornos mentais e na saúde mental @ https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove na próxima quinta-feira (23/9), às 14 horas, a roda de conversa “Impacto das Redes Sociais nos transtornos mentais e na saúde mental” como parte das atividades do Setembro Amarelo, campanha anual de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O encontro será transmitido ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do CT no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct.

Nossos convidados serão Tatiana Moreira, psicóloga da CASA Virtual mantido em parceria pela Escola Politécnica, Escola de Química e pelo CT para acolher e oferecer suporte acadêmico aos alunos da UFRJ; Luiz Guilherme de Brito, médico residente de Psiquiatria do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ); e Fernanda Luma, assistente social, terapeuta comunitária, coordenadora e idealizadora do projeto @sobresuicídio.

O Brasil registra anualmente cerca de 12 mil suicídios e no mundo ocorrem mais de 1 milhão de casos. Entre os jovens o suicídio cresce a cada ano e cerca de 96,8% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. A proposta do evento é discutir até que ponto a falsa ideia de perfeição apresentada pelas Redes Sociais pode agravar os transtornos mentais podendo até contribuir para o suicídio.

Ariel Cavalcanti, técnico-administrativo do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ) fará a moderação do encontro.

set
28
qua
Setembro Amarelo: a importância das redes de apoio @Salão Nobre da Decania do CT e no https://bit.ly/youtubedoct
set 28@14:00 – 15:30
Setembro Amarelo: a importância das redes de apoio @ Salão Nobre da Decania do CT e no https://bit.ly/youtubedoct

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ promove no dia 28 de setembro, às 14 horas, a roda de conversa “Setembro Amarelo: a importância das redes de apoio” como forma de adesão à campanha anual de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. O evento será presencial no Salão Nobre do CT e terá transmissão ao vivo pelo Facebook/@ufrjct e pelo canal do CT no YouTube: https://bit.ly/youtubedoct.

As convidadas serão Leiza Pereira, psicóloga, analista pelo Instituto Junguiano do Rio de Janeiro, diretora e docente da Escola de Arteterapia; Norma Gamarra, médica psiquiatra formada pelo Instituto de Psiquiatria da UFRJ e psiquiatra clínica. A mediação será feita pela psicóloga Josiane Barros, coordenadora técnica do Acolhe Coppe.

De acordo com a pesquisa realizada em 2019 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) são registrados mais de 700 mil suicídios, mas com a subnotificação o número estimado gira em torno de 1 milhão de casos em todo mundo. No Brasil são registrados cerca de 14 mil casos por ano, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. A proposta do evento é discutir como as redes de apoio podem ajudar as pessoas momentos difíceis e de crise e contribuir para a redução os casos de suicídio.

set
20
qua
Setembro Amarelo: a vida é feita de diálogos @Sala G-122
set 20@14:00 – 15:30
Setembro Amarelo: a vida é feita de diálogos @ Sala G-122

A Comissão Interna de Eventos da Decania do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ realiza no dia 20 de setembro, às 14 horas, o encontro “Setembro Amarelo: a vida é feita de diálogos” participando mais uma vez da campanha anual de conscientização sobre a prevenção ao suicídio. A atividade será realizada de forma híbrida no Bloco G – sala G-122 com transmissão ao vivo pelo Facebook/@ctufrj e pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct.

O encontro terá como convidados Ricardo Teixeira, voluntário do Centro de Valorização da Vida (CVV); Otília de Souza, terapeuta especialista em Reprocessamento Generativo (TRG); e Mana Riente, psicóloga do Instituto Pulsar. A mediação será feita por Soraya Sayão, psicóloga integrante do núcleo psicossocial Acolhe Coppe/UFRJ.

A proposta do evento é discutir como o diálogo tem um papel fundamental na prevenção do suicídio. Uma conversa aberta permite às pessoas compartilharem seus pensamentos e preocupações, ajudando na identificação de alguns dos sinais de alerta, como sentimentos de desesperança, isolamento social, mudanças no comportamento. Além de oferecer apoio emocional, uma escuta sensível pode ser o primeira etapa para encaminhar alguém que está em risco de suicídio para ajuda profissional.

 

abr
18
qui
A vida acadêmica como um problema político: uma teoria do sofrimento mental na universidade brasileira @Canal do Centro de Tecnologia no YouTube
abr 18@14:00 – 15:30
A vida acadêmica como um problema político: uma teoria do sofrimento mental na universidade brasileira @ Canal do Centro de Tecnologia no YouTube

Na estreia da nova temporada, o Clube da Escrita do Centro de Tecnologia (CT) da UFRJ recebe, no dia 18 de abril, às 14 horas, um convidado muito especial, Robson Cruz. Parceiro de longa data do Clube da Escrita, Cruz é professor da PUC Minas, doutor em Psicologia pela UFMG, pesquisador dos dilemas da escrita acadêmica e autor de três livros sobre o assunto e, neste encontro, abordará o mal-estar psicológico com a vida acadêmica como um problema político.

Por meio de uma análise psicossocial, Robson Cruz avalia como problemas crescentes na universidade brasileira, como o sofrimento mental em todos os seus âmbitos, resulta da manutenção de problemas sociais e políticos os quais, muitas vezes, a universidade se supõe isenta de reproduzir. Nesse sentido, o evento debate em que medida as alas progressistas, no âmbito acadêmico nacional, têm evitado a necessária autocrítica para lidar com a crise atual da universidade brasileira.

A atividade é online e será transmitida pelo canal do CT no YouTube, https://bit.ly/youtubedoct, e pelo Facebook/@ufrjct com tradução simultânea em Libras. O evento irá conferir certificado de participação.

O Clube da Escrita do CT é uma iniciativa da Coordenação de Integração Acadêmica da Decania do CT em parceria com o Laboratório da Palavra e o Laboratório de Letramentos Acadêmicos em Linguística Aplicada (Lab-la) da Faculdade de Letras da UFRJ e apoio da Associação de Pós-graduandos – APG/UFRJ.