Extensão UFRJ: O conhecimento além da sala de aula

O Coordenador de Extensão do Centro de Tecnologia explica como o estudante pode encontrar a atividade que melhor se encaixe com seu perfil

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação/CT

A UFRJ trabalha com os pilares de ensino, pesquisa e extensão, tornando a graduação mais rica em conhecimento e preparando os estudantes para o mercado de trabalho. A extensão é pautada numa relação com grupos sociais e territórios situados fora das fronteiras da Universidade, possibilitando aos alunos aplicar seus conhecimentos em projetos que façam a diferença em suas carreiras.

Prof. Renan Finamore assumiu a Coordenação de Extensão do Centro de Tecnologia da UFRJ em 2023

O Prof. Renan Finamore, professor adjunto da Escola Politécnica e do Programa de Pós-Graduação de Tecnologia para o Desenvolvimento Social (PGTDS/NIDES), assumiu o posto de Coordenador de Extensão do CT este ano e explica como o estudante pode encontrar a melhor atividade de extensão: “Na UFRJ, há quatro modalidades de extensão: programas, projetos, cursos e eventos. A extensão ideal depende muito do perfil de cada um. São muitas as possibilidades de atuação, que não precisam ficar restritas ao seu curso de graduação ou de pós-graduação. Por não ter um formato tão rígido é possível interagir com diversas áreas de ensino e pesquisa da Universidade”.

O professor fala sobre suas expectativas para a nova gestão: “Pretendo dar seguimento ao trabalho desenvolvido para fomentar práticas extensionistas junto às unidades do CT e avançar no debate sobre uma proposta de extensão tecnológica para a UFRJ”, e complementa: “É possível encontrar uma listagem com todas as ações de extensão desenvolvidas pelas unidades do CT em: https://portal.extensao.ufrj.br. São várias as opções, mas os estudantes podem atuar em ações de qualquer unidade da UFRJ”.

Projeto Encosta Viva desenvolve ações socioeducativas sobre risco de deslizamento – Foto: Encosta Viva

Felipe Henriques é aluno de Engenharia Civil e conta como sua atuação no projeto Circula CT o levou muito mais longe do que esperava: “É o que eu sempre falo, quem faz uma extensão vai até Roma!”. O estudante atualmente faz um estágio na França e afirma como a bagagem gerada pela extensão abriu a porta para essa oportunidade.

“Eu sempre aprendi soluções matemáticas no curso, porém sentia sempre que faltava uma formação voltada para a questão ambiental. Entrei no grupo de extensão Circula CT e pude aprender muito sobre temas relacionados ao meio ambiente e atitudes mais ligadas à economia circular que eu poderia adotar no meu setor. Aprendi principalmente sobre avaliação do ciclo de vida”, comenta Felipe.

Extensionistas do Projeto Circula CT, coordenado pela profa. Susanne Hoffmann da EQ/UFRJ – Foto: Circula CT

E finaliza: “Dois anos depois, após lançar podcasts e desempenhar várias funções no projeto, fui aprovado para um intercâmbio na França. Passei na frente de ótimos candidatos, mas no projeto de extensão aprendi o que o setor de engenharia civil precisava pensar na economia circular para atender melhor a sociedade”.

Para que o aluno possa atuar como extensionista em alguma ação e ter essas horas devidamente creditadas em seu histórico acadêmico, é preciso: (1) possuir matrícula ativa num curso de graduação da UFRJ; (2) estar inscrito num Requisito Curricular Suplementar de Extensão (RCS-EXT); (3) solicitar a inscrição em uma ação, através de requerimento pelo pelo Portal do Aluno; e (4) obter a aprovação pelo coordenador da ação.

Mais informações, como tutoriais e ações disponíveis, podem ser encontradas em: https://extensão.ufrj.br