MinervaBots recebe alunos da Nave do Conhecimento

Um encontro para despertar o amor das futuras gerações pela robótica

Por Rebecca Henze – Setor de Comunicação da Decania do CT

Na última terça-feira (26/3), os alunos da NAVE Nova Brasília visitaram o laboratório da MinervaBots e conheceram de perto o trabalho desenvolvido pela Equipe de Competição de Robótica da Escola Politécnica da UFRJ. As Naves do Conhecimento são um programa da Prefeitura do Rio visando a democratização do acesso ao universo digital em ambientes colaborativos e criativos por meio de oficinas, cursos e eventos relacionados à informática básica,  tecnologias da informação, robótica e programação e empreendedorismo.

Equipe MinervaBots com alunos da NAVE no laboratório – Foto: Minervabots

Paulo Vitor Gomes é o capitão da MinervaBots e conta um pouco sobre a importância do evento para os participantes da equipe: “Não se trata apenas da diversão em dialogar e trocar experiências com os alunos da NAVE, mas também da oportunidade de compartilhar nosso conhecimento, apresentando o laboratório e o nosso trabalho cotidiano. Além disso, conseguimos elucidar e demonstrar a rotina de um estudante de uma das mais renomadas universidades do país. Esse encontro reforça nosso objetivo primordial de contribuir para a comunidade de robótica no Brasil e de incentivar o estudo, demonstrando que ele é acessível a todos.”

Equipe MinervaBots e os alunos da NAVE Nova Brasília – Foto: MinervaBots

O estudante de Engenharia Eletrônica e da Computação ainda explica que foi surpreendido por alunos que nunca tiveram contato com o ensino universitário e com as possibilidades que ele carrega. Ao final da programação do dia, após apresentar o processo de fabricação e todos os 22 modelos desenvolvidos pela MinervaBots, os estudantes ajudaram os convidados a interagir com os robôs. “O entusiasmo vindo das crianças ao mencionarmos as nossas competições e as conquistas da equipe foi muito gratificante. A parte de que mais gostaram foi quando deixamos, com segurança, pilotar e mexer nos nossos projetos. Fizemos pequenas competições com nossos robôs e os alunos ficaram fascinados com tudo o que estava acontecendo. A equipe espera que esta experiência tenha plantado também uma parte do amor que temos pela robótica.”

Não é a primeira vez que a equipe MinervaBots tem contato com as futuras gerações, “Nós temos bastante experiência, ao longo desses 12 anos de história fomos a diversas escolas, sendo elas técnicas, públicas e privadas, para compartilhar muito o nosso conhecimento e tentar fomentar o estudo da robótica no estado do Rio. Nosso objetivo é aproveitar o benefício da cultura esportiva, enquanto aprendemos a tecnologia na prática. Assim, podemos transmitir aos alunos de diferentes escolaridades que a UFRJ, como  universidade, pode abrir portas para várias oportunidades e de podemos colocar em prática tudo aquilo que aprendemos em nosso curso de graduação, se divertindo e se preparando para o mercado de trabalho”, conclui Paulo Gomes.