Sibi divulga manual para trabalhos acadêmicos

Documento deve auxiliar produções de estudantes e suas atividades

Por Luísa Rech – Fonte: www.ufrj.br

Saiu o novo Manual para Elaboração e Normalização de Trabalhos Acadêmicos da UFRJ! O documento pretende ser um facilitador para os alunos da Universidade realizarem trabalhos acadêmicos e conta com atualizações de normas e regras da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).

O manual reúne regras acerca da estrutura e apresentação de trabalhos e guia os alunos da graduação e da pós-graduação da UFRJ na padronização de monografias e trabalhos acadêmicos, de forma que as informações e o conhecimento presentes sejam os mais acessíveis e precisos possível.

Elaborado pela comissão editorial do Sistema de Bibliotecas e Informação (Sibi), que pesquisou respostas a respeito da orientação de produções acadêmicas, o texto baseia-se na mais recente atualização da NBR 6023, editada pela ABNT em agosto de 2020. Uma das principais mudanças foi, por exemplo, no capítulo relacionado à citação de documentos eletrônicos. Foram adicionados novos documentos a serem referenciados, como publicações em redes sociais e podcasts, além de documentos civis e de cartórios, contratos, editais e estatutos.

Saiba mais sobre o manual no site do Sibi.

Este texto é resultado das atividades do projeto de extensão “Laboratório Conexão UFRJ: Jornalismo, Ciências e Cidadania” e teve a supervisão da jornalista Carolina Correia.