Transporte na Cidade Universitária após a retomada das atividades presenciais

Retorno pleno das atividades presenciais exigiu ajustes nas linhas internas, que passam a contar com ônibus expressos nos horários de pico

Por Prefeitura Universitária – Fonte: www.pu.ufrj.br

A Divisão de Transporte Público da Prefeitura Universitária informou, nesta última sexta-feira, que tem ofertado, desde o dia 25 de abril, ônibus expressos (identificados como Linha 5) nos horários de maior demanda do corpo social universitário: das 07h às 09h, das 11h às 13h, e das 17h às 19h30.  Os veículos extras são ofertados de acordo com a demanda da comunidade acadêmica, a partir da observação in loco dos motoristas e fiscais de linha.

A logística tem sido realizada de forma a desafogar as linhas internas e agilizar o transporte dos alunos nos horários de entrada e saída dos cursos e durante o horário de almoço. Os ônibus rápidos partem da Estação UFRJ e seguem diretamente até o CCMN, CT e Letras ( das 07h às 09h e das 17h às 19h30 – neste segundo intervalo, retornam à Estação). Já no horário de almoço (das 11h às 13h), os veículos expressos seguem da Faculdade de Letras, CT e CCMN até o Restaurante Universitário/Estação. Em ambos os trajetos, não há paradas nos demais pontos.

As linhas intercampi seguem, por sua vez, em pleno funcionamento, operando perfeitamente em todos os trajetos e horários previstos em contrato, sem contratempos.

Confira os horários e trajetos das linhas internas e intercampi.

Linhas Externas

As linhas externas que circulam na Ilha do Fundão têm sido alvo frequente de críticas por parte da comunidade acadêmica. Muitas são as reclamações que chegam à Prefeitura Universitária sobre a demora dos ônibus municipais e intermunicipais, especialmente no horário noturno, e sobre a superlotação nos horários de pico.

A Prefeitura Universitária esclarece que não possui ingerência sobre as linhas externas, mas, prevendo a ocorrência deste tipo de problema, enviou um ofício, através da sua Divisão de Transporte Público (Ditransp), à Secretaria Municipal de Transporte do Rio de Janeiro, em novembro de 2021, solicitando o reforço da frota que circula pelo Fundão. Paralelamente, a Ditransp tem requisitado diretamente às empresas responsáveis pelas linhas externas que transitam pela Cidade Universitária o aumento do efetivo para melhor atender a comunidade universitária.

Na última quinta-feira, 28 de abril, a Secretaria Municipal de Transporte informou que irá noticiar os consórcios para exigir que operem as linhas de acordo com a frota determinada e que irá enviar equipes de fiscalização para verificar a operação das linhas no período noturno.

Orientações

A Prefeitura Universitária orienta os usuários de transporte público a entrar em contato com as ouvidorias e com as Secretarias de Transporte do Município e do Estado do Rio de janeiro para registrar as reclamações quanto à falta de adequação do transporte publico externo, e solicita que reclamações, dúvidas e sugestões relacionadas às linhas internas e intercampi sejam direcionadas ao Whatsapp 21969623203 ou ao e-mail da comunicação (comunicacao@pu.ufrj.br )  com as seguintes informações: descrição do problema, data, horário, local exato, linha e número do ônibus.